/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/l/V/FAGVduQXGEB3wmao9BQg/whatsapp-image-2024-02-10-at-10.57.54-1-.jpeg)
Depois de uma terça-feira de “toró” em todo o estado, a quarta-feira (15) promete ser marcada por mais chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As regiões da Ibiapaba, Cariri e Sertão Central e Inhamuns devem registrar as chuvas mais volumosas, enquanto em Fortaleza e na Região Metropolitana as precipitações estão previstas para ocorrer entre a madrugada e a manhã.
Forte chuva alaga ruas, apaga semáforos e causa transtorno no trânsito de Fortaleza.
Entre as 7h de segunda-feira (13) e as 7h desta terça-feira (14), o estado contabilizou chuvas em 150 municípios.
Durante o período de 24 horas, os maiores índices de precipitação foram registrados nos seguintes municípios:
- Iguatu: 133 mm
- Granja: 77 mm
- Maranguape: 75 mm
- Hidrolândia: 72 mm
Causas das precipitações
As chuvas são influenciadas pela formação de áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Essa é uma faixa de nebulosidade semi-estacionária que se estende desde o sul da Amazônia, atravessando o Centro-Oeste e o Sudeste, até o Oceano Atlântico. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atualmente está próxima à linha do Equador, também contribui para o aumento da instabilidade, especialmente na faixa litorânea do estado.
A expectativa é que as condições de chuva permaneçam ao longo dos próximos dias, exigindo atenção especial para as regiões com previsão de maiores acumulados.
g1