Nesta sexta-feira (19), comércios, escolas e outros estabelecimentos da cidade fecharam as portas depois de ameaças de facção criminosa circularem nas redes sociais. A presença policial foi intensa nas ruas.
Os três últimos presos, todos nesta sexta-feira (19) eram suspeitos de compartilhar as ameaças nas redes sociais. Um deles, de 24 anos, foi encontrado no bairro Cohab II, pelo Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Ele já possui antecedentes criminais por lesão corporal dolosa e porte ilegal de arma de fogo.
Ainda na tarde de sexta-feira, um outro homem, de 20 anos, foi preso no bairro Sinhá Sabóia, por agentes da Polícia Civil. Com eles, os policiais apreenderam um aparelho celular, que será utilizado para subsidiar novas investigações na região. Ele já tinha um ato infracional análogo ao roubo, de quando era adolescente.
O terceiro preso, já divulgado pela Secretaria da Segurança Pública, foi encontrado pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar. O homem, de 22 anos, é suspeito de integrar um grupo criminoso e compartilhar mensagens com teor de ameaças em ambiente virtual.
Operação policial
A operação integrada da Polícia Civil e da Polícia Militar do Ceará, com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin), foi lançada na quinta-feira (18) em Sobral. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSPDS), o objetivo da operação é coibir crimes e reforçar a abordagem de pessoas suspeitas;
Entre a quinta-feira e a sexta, as forças de segurança capturaram quatro pessoas em diferentes bairros de Sobral. Na madrugada da sexta-feira, a polícia trocou tiros com um grupo de sete suspeitos, três deles morreram e quatro foram presos.
Após a ocorrência, mensagens de ameaças circularam nas redes sociais mandando que o comércio de vários bairros de Sobral ficasse fechado. À TV Verdes Mares, um comerciante afirmou que homens de moto passaram em algumas ruas ordenando que os estabelecimentos fechassem por 24 horas.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram inúmeras lojas fechadas em diferentes bairros da cidade. Alguns estabelecimentos, como academias, chegaram a anunciar nas redes sociais que ficariam fechados até ser “seguro” reabrir.
Abordagem terminou com quatro presos e três mortos
Na madrugada da sexta-feira, um motociclista por aplicativo foi abordado por sete criminosos em um carro. Os homens tomaram a moto da vítima e ainda mantiveram o motociclista refém por um tempo antes de liberá-lo. Segundo apuração da TV Verdes Mares, o grupo estava a caminho de matar um alvo.
Carro conduzido pelo grupo abordado pela polícia em Sobral — Foto: Reprodução
A polícia saiu em buscas e encontrou o grupo. Houve uma troca de tiros entre os policiais e os suspeitos. Dos sete, dois morreram baleados ainda no local. Um terceiro suspeito baleado chegou a ser socorrido a uma unidade de saúde, mas veio a óbito. Segundo a Secretaria de Segurança, os três mortos possuíam passagens pela polícia por crimes de roubos e contra a administração pública.
Os outros quatro homens do grupo de 21, 23, 28 e 33 anos, foram presos pela polícia. Com eles, a polícia apreendeu seis armas de fogo, 60 munições e carregadores, além de um carro com queixa de roubo, uma motocicleta e aparelhos celulares. Eles possuíam antecedentes criminais por de tráfico de drogas, homicídio e receptação.
Após a prisão, os quatro foram encaminhados para a Delegacia Regional de Sobral, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio, roubo e adulteração de sinal identificador, pois estavam com um carro roubado com placa adulterada.
Motociclista é rendido por grupo suspeito e usado como escudo humano em Sobral
Outros quatro presos
Além dos quatro homens presos após a abordagem na madrugada de sexta-feira, outros quatro indivíduos foram detidos em Sobral desde o lançamento da operação integrada na quinta-feira. São eles:
- Um homem de 25 anos suspeito de vender drogas; com ele, foi apreendida uma mochila com tabletes de maconha e rádio comunicador e carregadores; ele já possui passagens por roubo e violência doméstica
- Um homem de 30 anos, com passagens por tráfico de drogas, roubo, furto e desacato, preso em flagrante após tentar matar um outro indivíduo
- Uma mulher de 22 anos investigada por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico
- Um homem de 32 anos, com passagens por roubo e receptação, que estava com mandado de prisão em aberto
Preso por compartilhar ameaças
Na tarde de sexta-feira, a Polícia Civil prendeu em Sobral um homem de 22 anos suspeitos de integrar uma facção criminosa e compartilhar ameaças nas redes sociais. Com ele, a polícia também encontrou seis pacotes de cocaína.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o homem de 22 anos já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Após a prisão, o suspeito foi levado para a Delegacia Regional de Sobral, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de integrar organização criminosa e tráfico de drogas.
g1