A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu um aviso, na manhã desta sexta-feira (26), sobre a possibilidade de chuvas intensas, com riscos de eventos como raios, alagamentos e rajadas de ventos no Ceará. O aviso vale entre sexta-feira e sábado (27).
Em toda a região norte do estado, incluindo todo o litoral, região do Jaguaribe e parte dos municípios do sertão têm risco médio de chuvas, o que significa que há de 41% a 70% de chuvas intensas, com possibilidade de raios e rajadas de vento.
Segundo o órgão, a faixa de risco potencial atinge a Região do Cariri, parte do Centro-Sul e Sertão dos Inhamuns.
No risco em potencial existe de 20% a 40% a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. Já no médio, podem ocorrer chuvas intensas e não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento.
Brisa terrestre e marítima
A previsão do tempo entre sexta-feira e domingo (28) aponta chuva em todo o estado. Para sexta e sábado, o destaque é de chuva com intensidade variando de moderada a forte, contínua, para todo a Região Norte. Para o Centro-Sul, é esperado chuva isolada com intensidade variando de fraca a moderada entre hoje e amanhã.
Segundo a Funceme, as chuvas no estado são resultados das áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico, bem como dos efeitos da brisa (terrestre e marítima) e da combinação de temperatura, umidade e relevo. A ZCIT, principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado, deve influenciar nas chuvas na Região Norte nos próximos dias.
A Funceme afirmou que em relação à temperatura, são esperadas máximas em torno de 36 °C em alguns municípios do Vale do Jaguaribe e Região do Cariri, enquanto nas demais regiões as máximas devem variar entre 30 °C a 33 °C.
Na capital, temperaturas máximas em torno de 31 °C e mínimas de até 24 °C.
g1