O Cariri registrou as maiores chuvas do Ceará nesta segunda-feira, 4, segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior índice foi registrado no município de Cariús, com o acumulado de 142 milímetros (mm), seguido por Várzea Alegre, com 134 mm, e Lavras da Mangabeira, onde choveu 103 mm.
Até o momento, a região registrou oito das dez maiores chuvas do Ceará, das quais três foram em postos de coleta de Cariús e duas em pontos de Várzea Alegre. Segundo a Fundação, pelo menos 111 municípios registraram chuvas entre as 7 horas da manhã do último domingo, 3, e as 7 horas desta segunda, 4. Os dados seguem em atualização.
O cenário para este início de março é diferente do visto durante o mês de fevereiro, principalmente ao longo da segunda quinzena, quando índices históricos atingiram a região litorânea.
A redução das chuvas próximo às praias cearenses ocorre após o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor de chuvas do Estado e do litoral durante a quadra chuvosa, que se encontra próxima à linha do Equador.