A cidade de Itapipoca, localizada a 117 quilômetros de Fortaleza, celebrou o aniversário de 200 anos com um ‘superbolo’. Com 200 metros, pesando quase 4 toneladas e recheio de coco, a população da cidade se reuniu para degustar a guloseima na noite desta terça-feira (17).
Cristina Nascimento, chefe de gabinete da cidade, explica que Itapipoca tem, na verdade, dois aniversários: um celebrado em 31 de agosto, dia da emancipação política, e outro em 17 de outubro, data contestada por historiadores e moradores da cidade como ‘a história não contada’.
Desde 2021, a comunidade comemora as duas datas. Neste ano, além do bolo que pleiteia ser o maior do Nordeste, eventos culturais e de lazer acontecem no município desde o começo do mês. Vale lembrar que Itapipoca já é conhecida como ‘a terra dos três climas’, por ter sertão, serra e mar na mesma região.
‘A ideia original realmente foi do prefeito. Ele resolveu fazer um bolo de 200 metros, fazendo relação de 200 anos. O bolo já começou a ser produzido desde sábado (14), porque são 600 bolos (menores) para montar. É um bolo que, quem conhece a cidade, mede uns quatro quarteirões do centro da cidade. Ontem à noite o bolo foi distribuído na mesa e hoje foi finalizado’, contou Cristina ao g1.
Ainda segundo ela, mais de 400 pessoas estavam envolvidas na preparação e distribuição do bolo. Dessas, pelo menos 300 estavam servindo a sobremesa, que foi colocada em cima de mesas envelopadas com papel alumínio.
‘Para a gente, o bolo é uma partilha muito importante para o nosso povo, para ficar na memória, para ficar na história. Que a gente crave na memória das nossas pessoas esse dia histórico que são os 200 anos do nosso município. Uma história não contada oficialmente, mas que agora ela passa a ser também reafirmada pelo seu povo’, concluiu a chefe de gabinete.