O Estado do Ceará terá uma representante do Campeonato Sul-Americano de Handebol, que irá ocorrer entre setembro e outubro em Assunção, no Paraguai. A cearense natural de Aracati, Lavinia Ferreira, foi convocada pelo técnico Viomário da Silva para representar a seleção brasileira feminina na categoria cadete (sub-16).
A atleta de 15 anos deverá se apresentar a partir do dia 20 de setembro para uma preparação de quatro dias em São Paulo. Em seguida, ela segue para o país estrangeiro, onde irá disputar o certame continental entre setembro e outubro.
Lavinia atualmente defende o Clube Português do Recife, de Pernambuco. Filha de pai e mãe jogadores de handebol, a cearense foi estimulada desde os 5 anos a praticar o esporte e teve a inda influência dos tios Willame ‘Neném’ e Arlete ‘Maninha’.
Suas primeiras oportunidades como atleta ocorreram no Adara, de Aracati. Por não haver campeonato de base local, a jogadora acabou por se transferir para o Clube Português (PE) após ser vista por um árbitro de Quixadá, que mandou vídeos da jovem para o time pernambucano. Interessado, a equipe recifense decidiu contar com a cearense nos Campeonatos Brasileiros da categoria Infantil e Cadete, quando foram vice-campeões.
No ano de 2023, Lavinia já participou dos torneios Copa Nordeste nas categorias Cadete e Juvenil e foi campeã da Taça Nordeste. Recentemente, ela também esteve no Campeonato Brasileiro de Seleções, que ocorreu no Rio Grande do Sul. Após o certame nacional, a jovem foi chamada para o acampamento da seleção brasileira de handebol, em Alagoas, e em seguida convocada para o torneio continental.
O Campeonato Sul-Americano de Handebol irá ocorrer entre os dias 25 de setembro e 1° de outubro, em Assunção, no Paraguai.
O Povo