Uma barragem de um açude rompeu na madrugada deste domingo (9) e a água invadiu casas e comércios na cidade de Farias Brito, no interior do Ceará. O rompimento foi provocado devido às fortes chuvas que atingiram o município nesta madrugada.
Casas ficaram completamente alagadas e destruídas. A água também invadiu comércios, causando prejuízos. Várias pessoas perderam tudo com o alagamento.
O comerciante Valdenor Francelino estava em Juazeiro do Norte quando recebeu uma ligação, ainda na madrugada, de uma pessoa informando que o comércio dele estava completamente alagado. Até as 9h40 deste domingo, ele ainda não tinha conseguido retirar a água por completo do estabelecimento.
“O prejuízo foi grande e eu perdi muita coisa. Cimento, lâmpadas… estamos retirando o que presta e o que não presta. Eu estava em Juazeiro e me ligaram às 3h da manhã ,e quando eu cheguei aqui já estava saindo água daqui. Infelizmente entrou muita água. É complicado e difícil ver o comércio da gente cheio de lama, mas vamos recomeçar”, contou.
Também na cidade, o muro de uma residência desabou por causa da chuva, mas ninguém ficou ferido. A maior destruição foi registrada no Bairro Mutirão.
Em nota, a Prefeitura de Farias Brito informou que está adotando medidas emergenciais devido às fortes chuvas que atingiram o município nas últimas 24 horas. Dentre as ações adotadas, destacam-se:
- Suspensão das aulas na escola Maria Carmosina, que fica na sede do município, para garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação;
- Disponibilidade de aluguel social e alimentos para famílias afetadas pela enchente, em especial às famílias do Mutirão I;
- Equipes de suporte na retirada de móveis e famílias em locais afetados pela água, utilizando caminhões e demais transportes para garantir a segurança das pessoas;
- Serviço de monitoramento do nível da água, para identificar possíveis áreas de risco e prevenir novas ocorrências;
- Mutirão de limpeza urbana em locais onde se concentraram volumes de terra e objetos carregados pela água, para garantir a desobstrução das vias e o retorno à normalidade o mais rápido possível;
- Disponibilidade de alojamento para famílias afetadas pela enchente, no CRAS SEDE, para garantir abrigo e assistência às pessoas que precisam de auxílio.
Inundação em escola
Um idoso que tinha 34 bois também teve prejuízo. Vários deles foram levados pela correnteza e outros estão aguardando resgate.
Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros do Ceará e aguardam a chegada dos agentes para ajuda.
g1