A usina de dessalinização será instalada na Praia do Futuro, em Fortaleza, e abastecerá toda Região Metropolitana a partir de 2025 (Foto: Divulgação Cagece/Arte: Gustavo Diógenes)

A matriz hídrica de 19 municípios do Ceará ganhará um reforço com a construção de uma usina de dessalinização da água do mar. A ordem de serviço que autoriza a construção da usina será assinada na tarde desta terça-feira, 20 de julho, às 14 horas. Projeto será conduzido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em parceria com o governo do Estado e tem previsão de entrar em funcionamento em 2025. A construção será feita pelo Consórcio Águas de Fortaleza (Construtora Maquise, PB Construções e Abengoa Agua) na Praia do Futuro, em Fortaleza.

Veja assinatura ao vivo

O acordo será oficializado por meio da assinatura de ordem de serviço feita em cerimônia transmitida ao vivo pelas redes sociais. Assinaram o documento, o governador do Estado, Camilo Santana (PT), o presidente da Cagece, Neuri Freitas, e outras autoridades da gestão de recursos hídricos e financeiros do Estado. A assinatura do documento marca ainda a celebração dos 50 anos de existência da Cagece.

PUBLICIDADE

A usina utilizará processos físicos e químicos para tratamento da água retirada do mar, removendo o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras partículas sólidas tornando a água potável para consumo. O sistema funciona no tratamento tanto de água salgada quanto água salobra, oferecendo um processo seguro, econômico e funcional para fornecimento de agua potável para abastecimento humano.

Os metros cúbicos de água tratados na usina abastecerão a Capital e todos os municípios que integram a Região Metropolitana de Fortaleza, sendo eles: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

Serviço

Assinatura de ordem de serviço para instalação de usina de dessalinização em Fortaleza
Data: 20 de julho, terça-feira.
Horário: 14 horas
Transmissão: redes sociais do Governo do Ceará

Clique na imagem!