Sobral. Este município recebe hoje o lançamento da sétima edição da Escola Vai ao Cinema, a partir das 15h, no Cinema Renato Aragão. O lançamento acontecerá com a exibição do curta “O Pescador”, filme de animação dirigido e roteirizado por alunos da escola pública sobralense, sob a orientação pedagógica de profissionais do audiovisual. Antes da apresentação, será entregue a premiação às melhores redações escritas pelos alunos da rede pública do município que, ano passado, participaram do concurso.
Nesta edição, entra no circuito a cidade de Quixadá, localizada no Sertão Central. O projeto é uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, em parceria com a Coelce, Pinheiro Supermercados e a Programadora Brasil.
A iniciativa tem o apoio cultural dos governos estadual, federal, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e das Prefeituras das cidades contempladas na programação.
O projeto já realizou mais de mil sessões de cinema e alcançou público de 80 mil jovens. Na área formativa, os alunos participam de oficinas e saem capacitados para o mercado audiovisual. Essas ações também contemplam os estudantes de Limoeiro do Norte, no Baixo Jaguaribe.
O projeto já realizou mais de mil sessões e alcançou público de 80 mil jovens. Os dois municípios cearenses juntos realizaram 1.035 projeções, exibindo exclusivamente películas nacionais. Em Sobral, no período de 2007 a 2011, foram mobilizados aproximadamente 72 mil jovens, em 937 exibições, muitos deles vivendo pela primeira vez a experiência de conhecer uma sala de cinema. No primeiro ano, em Limoeiro do Norte, 8 mil jovens estiveram presentes ao projeto, nas 98 sessões realizadas. Ao todo, participaram 2.341 professores nos dois polos.
Desde 2007, crianças e jovens do Interior cearense vivenciam uma experiência literalmente “de cinema”. Em Limoeiro do Norte e Sobral, a “A Escola vai ao Cinema” promove sessões gratuitas destinadas a alunos do Ensino Médio e Fundamental, da rede pública de ensino. Paralelamente, realiza oficinas no núcleo de animação, o Edu.Animação, de onde já saíram curtas que foram selecionados em importantes festivais do País, como o Anima Mundi. A ideia é despertar o senso crítico e a formação intelectual através da apreciação à sétima arte, bem como integrar linguagens, procurando sempre correlacionar áreas do conhecimento em um processo de aprendizado permanente entre alunos e educadores.
O projeto segue uma metodologia de educação que envolve o Seminário “CineEducação”, para formação de professores, sessões de exibição de filmes brasileiros e atividades em salas de aula. Além deste percurso metodológico, os jovens ainda participam do concurso de redação “Minha escola vai ao cinema” e de outros espaços de criação, como as oficinas de linguagem audiovisual.
Durante a 6ª edição do evento, em 2013, a boa novidade foi a implantação do Núcleo de Animação de Sobral Edu.Animação, na sede da Brinquedoteca, que funciona como espaço de formação, criação e produção, envolvendo jovens na arte do desenho animado. O núcleo conta com tecnologia digital de ponta para assegurar experiências de animação com alunos da rede pública de ensino.
Mais informações
Projeto “Escola Vai ao Cinema”
Cinema Renato Aragão – Pinheiro Supermercado, Av. John Sanford 1800 – Junco – 15h – Sobral
Telefone: (88) 3614-9088
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste