Legenda: Ao todo, o programa ofertou neste ano 206.609 vagas em 109 instituições públicas de ensino superior no Brasil
Foto: reprodução

Os resultados do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC). A consulta é feita através da página do programa na internet.

Os concorrentes, que conseguiram passar em um dos cursos escolhidos no momento da inscrição, devem procurar a instituição de ensino para realização da matrícula, entre os dias 19 e 23 de abril, em dias, horários e locais de atendimento definidos por cada universidade.

O Sisu é um programa do MEC que possibilita o acesso a cursos de graduação em universidades públicas do País. Os candidatos são selecionados de acordo com as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, foram ofertadas 206.609 vagas em 109 instituições públicas de ensino superior.

LISTA DE ESPERA 

Os estudantes que não conseguiram se classificar para uma vaga, das duas opções de curso escolhidas, podem participar da lista de espera e tentar novamente ingressar no ensino superior público através do programa.

Para isso, o participante deverá manifestar interesse por meio da página do Sisu na internet, no período de 16 a 23 de abril, em um dos cursos para o qual escolher concorrer. Apenas candidatos inscritos no Sisu que não foram aprovados em nenhuma das suas duas opções podem optar por essa modalidade.

A lista de espera é um mecanismo para alocar estudantes em vagas que não foram ocupadas durante a primeira chamada. É possível entrar para os classificáveis de apenas um dos dois cursos escolhidos na inscrição do Sisu, mesmo que o candidato não tenha sido selecionado em ambos.

COMO SE INSCREVER:

  • Acessar o sistema do Sisu
  • Visualizar as inscrições realizadas
  • Se não houver aprovação em nenhuma das duas modalidades, o sistema mostrará a mensagem “Você não foi selecionado na chamada regular”
  • Escolher em qual das opções de curso inscritas deseja se inscrever para lista de espera
  • Clicar no botão “Participar da Lista de Espera” e confirmar a escolha

CONVOCAÇÃO 

As instituições de ensino são responsáveis pela convocação dos candidatos em lista de espera, a depender das vagas excedentes em cada curso. A chamada dos estudantes classificáveis ocorre a partir de 27 de abril.

Os candidatos suplentes poderão ser convocados, em ordem de classificação no Enem em cada modalidade de concorrência, para ocupar vagas que possam surgir, decorrentes de desistências e cancelamentos de matrícula.

As listas de convocados, os prazos e as regras para matrículas são divulgados pelas instituições. É necessário que os candidatos fiquem atentos aos sistemas das instituições das quais estão esperando vagas.

Ao longo do ano, podem ocorrer diversas chamadas de candidatos em lista de espera. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, houve oito convocações de suplentes em 2020.

CRONOGRAMA DO SISU

  • Inscrições no Sisu: encerradas nesta quarta-feira (14)
  • Resultado do Sisu: sexta-feira (16)
  • Inscrição da lista de espera: 16 a 23 de abril
  • Matrícula dos selecionados na chamada regular: 19 a 23 de abril
  • Convocação de candidatos da lista de espera: a partir de 27 de abril

 

 

 

Nordeste Notícia
Fonte: O Povo

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!