O governador Camilo Santana (PT) anunciou o fim do lockdown no Ceará e o início da reabertura, a partir de segunda-feira, 12 de abril (12/04), das atividades econômicas que estavam com restrições no Estado. O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 10 de abril (10/04), em transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao lado dele estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto.

Haverá toque de recolher de 20 horas às 5 horas da manhã e, nos finais de semana, haverá lockdown – ou seja, apenas atividades essenciais poderão funcionar no sábado e no domingo. A abertura dos comércios será gradual e terá horários diferenciados, no intuito de reduzir a pressão no transporte público das cidades.

PUBLICIDADE

Assim, alguns comércios abrirão das 10h às 16h, enquanto outros funcionarão das 12h às 18h, como é o caso de restaurantes. Atividades que forem liberadas poderão funcionar com 25% das atividades.

Sobre o assunto

Ceará passa de mil pessoas esperando leito antes de Camilo decidir sobre fim do lockdownFortaleza tem comércio aberto e ruas movimentadas no que pode ser o último dia útil de lockdownLockdown no Cariri tem lojas a meia porta, ambulantes e ruas movimentadas

O governador também anunciou que as igrejas poderão voltar presencialmente, mas apenas com 10% da capacidade total. Algumas atividades continuarão completamente restritas – a serem divulgadas no novo decreto estadual, até o final deste sábado, 10.

Já na rede de ensino, poderão voltar presencialmente, com 35% da capacidade, os 1º e 2º anos do ensino fundamental. Ainda, as escolas de ensino infantil podem ampliar para o atendimento de alunos com 4 a 5 anos.

Condições epidemiológicas

O governador disse que há tendência de redução do número de casos e também de diminuição da procura por atendimento, embora situação ainda seja muito grave.

Cabeto disse que houve aumento de mortes nas semanas anteriores, mas que vem gradualmente diminuindo, indicando, na avaliação dele, tendência de estabilidade.

Mais informações em instantes

Histórico

Na sexta-feira, 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril,  em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor em 5 de março. Seria pelo período de 14 dias, incialmente até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, a partir de 13 de março, indo até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.

Sobre o assunto

Camilo Santana vai anunciar novas medidas sociais de apoio à população cearense”Para mim, não existe lockdown”, diz Beatriz Parahyba, médica cearense da linha de frentePandemia no Ceará: Camilo Santana prorroga lockdown por uma semanaCom novo decreto, lockdown em Fortaleza já vai durar mesmo tempo do ano passado

Em 19 de março, o lockdown foi prorrogado até 28 de março. Houve nova prorrogação até 4 de abril, dia em que o governador anunciou que a reabertura poderia começar nesta segunda-feira, 12 de abril.

 

 

Nordeste Notícia
Fonte: O Povo

Comente com Facebook

Clique na imagem!