Escolas que estão com atividades presenciais para alunos que vão fazer Enem. EEMTI João Nogueira Jucá

Um total de 51.031 alunos veteranos do Ensino Médio da rede pública estadual estão com matrículas confirmadas para o ano letivo de 2021. O número corresponde a 18,2% do esperado, cerca de 279 mil. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) é de que, neste mês de janeiro, 228 mil estudantes confirmem a permanência na escola para este ano. A etapa de matrícula voltada a estudantes novatos terá início no próximo dia 14 de janeiro.

O processo de rematrícula ocorre desde dezembro do ano passado. O ano letivo de 2021 nas escolas da rede pública estadual de ensino inicia a partir de fevereiro. Em Fortaleza, o processo ocorreu de forma online. No entanto, responsáveis e alunos com dificuldades para finalizá-lo ou sem acesso à internet tiveram de ir à instituição de ensino. Conforme a Seduc, nos demais municípios, o processo de rematrícula é articulado com as Coordenadorias Regionais de Educação (Credes). Nesses locais, o cenário preocupa. A confirmação ocorre de forma presencial, seguindo as recomendações sanitárias contra a Covid-19.

Questionada se a suspensão das aulas presenciais desde março afetou a renovação das matrículas, a Seduc afirma que, como o processo envolve apenas quem já está na Rede, o número é esperado. “O processo de confirmação não foi afetado, pois, ainda durante o ano letivo, as escolas adotaram diversas estratégias para garantir a rematrícula dos estudantes.”

Ao que tudo indica, as aulas neste ano retomam já com encontros presenciais. Para tanto, a Pasta destaca que serão observadas todas as condições sanitárias. A previsão é de que as atividades sigam o modelo de ensino híbrido, quando há programação presencial e remota.

Cerca de 34 unidades educacionais públicas já reabriram as portas para receber estudantes que se preparam para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas próximas semanas. As instituições vivem momento de teste, já que conciliam os encontros presenciais com algumas turmas com a rematrícula dos veteranos e a entrega de cestas básicas e de chips para acesso à internet.

Ainda não é possível afirmar que haverá redução no número de alunos do Estado. Tendo em vista que a passagem das redes municipais para a estadual começa em 14 de janeiro. No entanto, desde o início da pandemia, especialistas alertam sobre a evasão escolar e os esforços necessários para trazer os estudantes de volta à escola.

 

 

Nordeste Notícia
Fonte: O Povo

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!