Uma jovem de 22 anos suspeita de participar de pelo menos dez homicídios em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi presa em São Paulo e levada ao Ceará na noite de sexta-feira (18). A polícia concluiu que os crimes foram motivados por uma desavença entre ela e o ex-companheiro. Após o fim do relacionamento, ela passou a atuar em uma facção criminosa rival a do ex.

De acordo com a Polícia Civil, o ex-companheiro, identificado como José Flávio de Sousa, 44, o “Zé Flávio”, já responde por dez procedimentos, como homicídio, tráfico de drogas, ameaça, crimes contra a administração pública, dano, porte ilegal de arma de fogo e por integrar facção criminosa. Ele é apontado como chefe de um bando atuante em Itaitinga.

Segundo as investigações, depois do fim do casamento, a mulher passou a se relacionar com um suspeito de integrar uma facção criminosa rival do ex-companheiro dela. Por causa disso, o grupo, integrado por ‘Zé Flávio’, passou a matar pessoas ligadas à Valesca.

Ela passou a repassar informações privilegiadas para a facção criminosa rival referente a localização dos comparsas do ex. Desta forma, passou então a existir uma disputa intensa entre os criminosos pela disputa do território de Itaitinga, conforme a Secretaria da Segurança Pública.

Jovem é suspeita de envolvimento em 10 homicídios motivada por desavença com o ex.

Jovem é suspeita de envolvimento em 10 homicídios motivada por desavença com o ex.

Investigação

As apurações que culminaram na identificação da mulher começaram depois de um triplo homicídio ocorrido no mês de julho, em Itaitinga, quando os três homens foram assassinados por disparos de arma de fogo no ‘Bar do Lázaro’, na localidade de Angorá. Na ocasião, foram mortos Ericlis Assunção da Silva, 24; Juliésio Alves da Costa, 28; e Antonio Mikael Batista da Silva, 16.

Em represália, o bando revidou e matou Eduardo do Carmo Gomes, 22, cunhado de Valesca Teixeira. A Polícia Civil chegou a informação de que o homem teria apontado a localização das três vítimas do Bar do Lázaro aos executores, sob ordem da irmã. O corpo do jovem foi enterrado em uma pedreira, em Itaitinga, no dia 5 de julho. Ele estava desaparecido desde o dia 13 de junho.

Desde então, foi desencadeada uma série de homicídios. O irmão de Eduardo, Lucas do Carmo Gomes, 20, que seria preso posteriormente, passou a cometer homicídios na mesma cidade, como uma forma de se vingar pela morte do familiar. No dia 30 de junho, Lucas e outros partícipes executaram Antônio Alisson Alves Assunção, 22, o “Alá”.

Após o fim do relacionamento, ela passou a atuar em uma facção criminosa rival a do ex. — Foto: Arquivo pessoal

Após o fim do relacionamento, ela passou a atuar em uma facção criminosa rival a do ex. — Foto: Arquivo pessoal

Ele foi morto com vários tiros próximo a uma unidade de saúde do município. “Alá” já respondia por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, roubo e crime de trânsito. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto, por tráfico de drogas.

No dia 3 de julho, dois dias antes de o corpo de Eduardo ser encontrado, Lucas e outros suspeitos também executaram Josivan Gregório do Nascimento, 31, e o irmão dele, Jair Gregório do Nascimento, 28, no bairro Barrocão, na mesma cidade. Josivan respondia a quatro homicídios consumados, um tentado, além de roubos, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

Lucas e dois comparsas, André Alexandre Soares, 37, e Abdeel da Silva Batista, 18, foram presos no dia 17 de setembro. Os homens estavam em posse de um fuzil calibre 556 e vestindo coletes balísticos. Eles foram capturados após efetuarem disparos em via pública, também em Itaitinga. A prisão ocorreu momentos depois, quando o trio estava dentro de um táxi.

Morte da irmã da suspeita

Outra pessoa a ser assassinada foi a irmã de Valesca, Alicia Mariana Oliveira Duarte, 16, companheira de Eduardo Gomes. Ela foi morta quando transitava em uma motocicleta, no bairro Angorá, no dia 24 de outubro. Mais uma vez em retaliação, o grupo de Valesca executou Nataniel Oliveira Pereira, 20, com, tiros de fuzil, no bairro Ocupação, em Itaitinga.

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!