Com aproximadamente dez dias para a votação municipal, foi registrada, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma pesquisa eleitoral de intenção de votos para a Prefeitura de Ipueiras (CE).

O Instituto Brasileiro de Pesquisa, responsável por realizar a pesquisa, é alvo de suspeita por seu envolvimento político-partidário. Em Ipueiras, a pesquisa foi impugnada pelo juiz eleitoral da 40º Zona Eleitoral, Frederico Costa Bezerra, na terça-feira (03).

PUBLICIDADE

Segundo a decisão, publicada pelo TSE, há elementos que indicam, em análise preliminar, que a empresa responsável pela realização da pesquisa não existe de fato, pois aparenta não estar instalada no endereço informado junto à Receita Federal, a indicar a possível existência de pesquisa fraudulenta.

A instituição, criada no início do período eleitoral, junho de 2020, fez registros de pesquisas eleitorais em vários municípios do interior do Ceará.

Todas as entidades e empresas que desejam realizar pesquisas no período eleitoral devem realizar seu cadastramento no sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). O registro é um procedimento eletrônico e os dados coletados ficam à disposição de qualquer interessado no prazo de 30 dias.

Dentre os municípios onde o Instituto fez o registro estão Itapipoca, Ibiapina, Ubajara, Ipueiras, Frecheirinha, Croatá, além de outros, as quais também estão sendo impugnadas.

Comente com Facebook