Maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completa 80 anos nesta sexta-feira (23). Pelo Santos, o Rei enfrentou o Ceará duas vezes, no Estádio Presidente Vargas, na década de 70, pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A curiosidade é que, nos dois confrontos, o Ceará saiu vencedor. Pelé também foi ao Romeirão, em Juazeiro do Norte. O Santos enfrentou o Guarani de Juazeiro em um amistoso no 3 de abril de 1974. Pelé e companheiros venceram o time cearense por 2 a 0. Grandes memórias ficaram. O Fortaleza até relembrou o dia em que Rei do Futebol vestiu a camisa do clube.

Pelé jogando no Santos — Foto: getty/ ullstein bild
Pelé jogando no Santos — Foto: getty/ ullstein bild
PUBLICIDADE

Jornalista e historiador do futebol cearense, Ciro Câmara relembra os feitos do Rei no estado.

– Foi aqui que o Pelé fez o seu milésimo jogo oficial com a camisa do Santos. O Pelé disputou, pelo Campeonato Brasileiro, partida contra o Ceará e perdeu esse jogo. O Ceará tem o retrospecto positivo contra o Santos de Pelé: três jogos, duas vitórias e um empate. Uma curiosidade: jogou contra Fortaleza, Ferroviário e, pelo Santos, disputou uma partida contra o Guarani de Juazeiro no Romeirão, esse jogo terminou com vitória do Santos por 2 a 0, mas o Pelé não fez gols – comenta.

Nunca venceu o Vozão

Em 1971, Ceará 0 x 0 Santos. O Ceará viveu um jogo histórico no Presidente Vargas em 1972, contra o Santos, pelo Brasileirão daquele ano. Era a partida de número 1000 de Pelé com a camisa do time paulista. Com um público pagante de 35.752, o Alvinegro venceu a partida de virada por 2 a 1, gols de Samuel e Da Costa. O Rei Pelé deixou sua marca nas redes do estádio cearense.

No dia 23 de setembro de 1973, mais de 31 mil torcedores estiveram no Presidente Vargas para assistir ao Ceará ganhar, mais uma vez, do time do Rei. Jorge Costa, aos 44 do primeiro tempo, e Erandi, aos 43 da segunda etapa, marcaram os gols da vitória do Vovô por 2 a 0.

O Santos também enfrentou Fortaleza e Ferroviário. Contra o Tricolor do Pici, foram três jogos com time paulista, sendo duas vitórias do Santos e um empate. Em amistoso no PV, no dia 18 de julho de 1959, Pelé fez os gols. Zé Raimundo e Bebecê marcaram para o Leão: 2 a 2. Em 1974, Fortaleza 1 x 5 Santos. Pelé marcou duas vezes. Em 1974, empate entre Santos e Fortaleza em 1 a 1.

Fortaleza e Ferroviário x Santos

Em 1967, ocorreu amistoso combinado entre Fortaleza e Ferroviário. As equipes cearenses, juntas, enfrentaram o Santos do Rei no Presidente Vargas. O time da Baixada Santista teve uma vitória com placar elástico: 5 a 0.

Campeão de cearense de 1968, o Ferroviário enfrentou o time de Pelé naquele ano: 0 a 0 no Presidente Vargas.

Comente com Facebook