Polícia oferecia recompensa de R$ 10 mil por informações que levem à prisão de chefe de facção de Caucaia. — Foto: Reprodução TV Verdes Mares

O traficante Alban Darlan Batista Guerra, conhecido como ‘Darlan’, foi morto nesta sexta-feira (31), em um confronto com policiais civis do Rio de Janeiro. Ele era chefe de uma facção criminosa que comandava o tráfico de drogas na cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS-CE), Darlan foi encontrado em um imóvel no Bairro Gardênia Azul, na zona oeste do Rio de Janeiro. Darlan foi baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu. Uma pistola e um carro de luxo foram apreendidos na ação policial.

Os policiais apreenderam dentro do imóvel uma pistola calibre 40 que estava com Darlan, assim como um automóvel de luxo, com placas registradas na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Viagem para o Rio de Janeiro de carro

Segundo a polícia, três semanas após a prisão de Cilas, a inteligência da Polícia Civil do Ceará identificou uma movimentação de Darlan, saindo de Caucaia em direção ao Rio de Janeiro, em um automóvel de luxo. De acordo com informações da Polícia Civil cearense, Darlan chegou à cidade do Rio de Janeiro na última terça-feira (28).

A informação da chegada do Darlan foi confirmada e repassada para a Polícia Civil do Rio de Janeiro, que mobilizou equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFVA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) para abordar o suspeito. Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, após reagir à aproximação dos policiais civis, Darlan foi alvejado e teve morte no local.

Companheira de Darlan detida

Ainda de acordo com a polícia, a companheira de Darlan também estava na residência. Ela foi encaminhada, junto com as apreensões, para ser ouvida em uma unidade da PCERJ, para dar esclarecimentos. A Polícia Civil mantém os levantamentos acerca da atuação de Cilas e Darlan para identificar outros comparsas e pessoas que colaboravam com as atividades ilícitas no município de Caucaia.

Histórico de crimes

Darlan tinha um extenso histórico de homicídios e outros crimes. O homem era suspeito de ter assassinado um policial aposentado, o próprio cunhado e pelo menos outras seis pessoas. O Governo do Estado oferecia recompensa de R$ 10 mil a quem fornecer informações que o levassem para prisão. Conforme a Secretaria da Segurança Pública, a vítima mais recente de Darlan foi Francisco José da Silva Barros, de 30 anos, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, receptação e formação de quadrilha. Francisco José agrediu a própria mulher, irmã de Darlan, o que motivou o assassinato.

Governo oferece recompensa para localizar criminosos
Governo oferece recompensa para localizar criminosos

Assassinatos

Em 2017, o criminoso foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), pelo assassinato de José Nilson de Abreu Oliveira, em 20 de janeiro. Conforme a instituição, a vítima foi morta a tiros em frente a casa de Darlan.

Em maio de 2019, dois irmãos também foram mortos em crime com a participação de Darlan, conforme depoimento de Heldervan Barbosa do Nascimento, considerado braço de direito do chefe de facção.

A participação de Darlan na morte duas mulheres e um outro homem, identificados como Ana Karina Soares Moreno, Margarida Maria de Oliveira e Ivanildo Pinto Lima, é investigada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Os crimes ocorreram entre 2016 e 2017.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!