Carreata em Fortaleza pede retorno das aulas presenciais — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Representantes de duas associações de escolas particulares do Ceará fizeram uma carreata pelas principais avenidas de Fortaleza, na tarde desta terça-feira (28), pedindo o retorno das aulas presenciais. A capital cearense está na 4ª fase do plano de retomada da economia, mas escolas, bares, cinemas e shows não foram autorizados a voltar.

Com buzinaços e faixas e bandeiras que traziam dizeres como “educação é prioridade”, “lutamos pela educação” e “liberdade de escolha” a carreata teve início às 15h na Avenida Luciano Carneiro e seguiu pelas avenidas Pontes Vieira e Barão de Studart. A intenção era chegar até o Palácio da Abolição, sede do governo do estado, localizado no Bairro Meireles, mas o grupo não teve acesso ao local e encerrou a carreata na Rua Pereira Filgueiras alguns metros antes, onde houve a dispersão.

Durante o percurso, participantes da carreata buzinavam e exibiam cartazes pedindo a volta das aulas em Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha

Durante o percurso, participantes da carreata buzinavam e exibiam cartazes pedindo a volta das aulas em Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha

Rejane Sousa que faz parte do grupo de diretores de escolas de pequeno e médio porte fez um apelo ao governo do estado para a retomada das aulas já a partir do dia 3 de agosto. “A gente está aqui hoje para solicitar ao governador do estado que entregue as chaves das nossas escolas em nossas mãos porque nossos clientes querem voltar às aulas. Não temos muito dinheiro, mas ao longo desses quatro meses nos preparamos para receber de volta nossos alunos. Precisamos que ele abra nossas escolas dia 3 de agosto, disse.

Aulas ficaram de fora da 4ª fase

Ao anunciar o novo decreto para o estado na sexta-feira (24), o governador Camilo Santana afirmou que o retorno às aulas ainda iria passar por uma avaliação nesta semana. No mesmo dia, ele anunciou a abertura das academias e a extensão do horário de funcionamento das barracas de praia em Fortaleza.

“Quero deixar muito claro que as aulas presenciais não retornarão na próxima segunda-feira, serão reavaliadas ainda na próxima semana para que a gente possa estabelecer prazos, protocolos, fazer o monitoramento para que possamos retomar essa atividade da forma mais segura possível, ouvindo pais, familiares, estudantes, professores. Essa será uma construção, como a gente tem feito ao longo dessa pandemia”, disse o governador.

O Ceará está em diferentes estágios do plano de retomada da economia iniciado em 1º de junho e que prevê cinco etapas de 14 dias cada, considerando o período de transição. Há quatro dias na fase 4, atualmente, a capital é a cidade que está em etapa mais avançada.

Encontro com o governador

Os pais de alunos de escolas públicas e privadas do Ceará vão participar, ainda nesta semana, de um encontro com o governador do estado, Camilo Santana, e com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para debater sobre a retomada das aulas presenciais, suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus.

A possibilidade de retorno continua a dividir opiniões em todo o Brasil e os responsáveis serão consultados para relatarem suas preocupações em relação ao impasse, informou o secretário executivo da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e coordenador do plano de retomada, Flávio Ataliba, na manhã desta segunda-feira (27).

“Essa semana, o governador deve chamar os pais para o debate porque é importante colocar qual a visão que eles têm do problema”, confirmou Ataliba ao G1. Segundo a assessoria da Seplag, os representantes a serem ouvidos são de uma associação. O secretário justifica que os pais serão ouvidos somente agora, quando 95% da economia já retomou suas atividades, tendo em vista que os especialistas ainda desenvolviam uma opinião focada na saúde bem como no aprendizado dos alunos.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!