O Hospital Regional Norte, do Ceará, já deu alta para 800 pacientes recuperados da Covid-19. — Foto: Reprodução/Sesa

O Hospital Regional Norte, em Sobral, no Ceará, alcançou 800 altas de pacientes recuperados do novo coronavírus neste domingo (12). A unidade conta com um hospital de campanha para a Covid-19, que realizou 141 altas no primeiro mês de funcionamento.

Conforme a Secretaria de Saúde do Ceará, o HRN tem 206 leitos específicos para atendimento de Covid-19, 125 de UTI e 81 de enfermaria. Apesar de o resultado positivo, a médica infectologista do hospital, Patrícia Batista Rosa, ressalta que ainda há um grande número de pacientes internados, muitos em estado grave.

“Ainda não sabemos se existe um risco de recontaminação pelo Covid-19 nem podemos prever quem ficará em estado grave […] Se a população não respeitar as medidas de isolamento social, corremos o risco de ter alta na taxa de ocupação hospitalar”, explica Rosa.

A plataforma IntegraSUS indica que a ocupação na UTI do HRN é de 90,99%, com 101 de 111 leitos ocupados. A ocupação da enfermaria está em 69,14%.

Um dos pacientes recuperados foi Danilo Freire Pessoa, de 33 anos, que trabalha no próprio Hospital Regional Norte. Ele é técnico de enfermagem e ficou 14 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que trabalha.

“Foi bem diferente passar de cuidador a paciente. Fiquei assustado com a rapidez da evolução da doença, entrei inicialmente com uma tomografia de 25% de comprometimento pulmonar e em dois dias evolui para 75%”, afirma Danilo.

O técnico de enfermagem conta que começou a sentir febre, dor no corpo e dor de cabeça em 7 de junho. Inicialmente, ficou em casa. Mas no oitavo dia dos sintomas, seu quadro clínico piorou e ele procurou o Hospital Regional Norte.

Ele não precisou ser entubado, mas passou por tratamento com transfusão de plasma. Danilo recebeu alta em 1° de julho. “Queria agradecer por todos os profissionais do HRN, por cada setor que passei pude perceber o quanto todos se dedicam à um trabalho humanizado e principalmente com empatia pelo paciente”, ressalta o técnico.

Casos na macrorregião de Sobral

A macrorregião de Sobral concentra 34.543 casos confirmados e 943 mortes em decorrência do novo coronavírus, conforme dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 10h25 desta terça-feira (14). A cidade de Sobral é a segunda em número de casos no Ceará e registra 8.544 casos confirmados e 262 mortes pela doença. O Ceará contabiliza 139.437 casos confirmados e 6.977 mortes pela doença.

Um estudo da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), 24 mil pessoas já podem ter anticorpos para o novo coronavírus em Sobral. O vírus foi considerado ativo de 30,2 mil casos na cidade. Conforme a Sesa, o crescimento da doença na macrorregião entre os dias 28 de junho e 12 de julho foi de 3,9%, abaixo da média estatal, de 4,31%.

A Região Norte está na fase de transição do plano de reabertura econômica do Estado. Sobral adotou o lockdown em 1°de junho e saiu do isolamento mais rígido nesta segunda-feira (14).

Nordeste Notícia
Fonte: SVM

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!