Fortaleza terá barracas de praia e jogos de futebol sem torcida autorizados a partir de segunda-feira — Foto: Camila Lima/SVM

O governador Camilo Santana anunciou na tarde desta sexta-feira (10) que os jogos de futebol sem a presença de torcida e as barracas de praia estarão liberados a partir de segunda-feira (13), com o avanço da fase de retomada da economia no estado. Um decreto estadual suspende ou impõe restrições aos setores econômicos desde março, devido à pandemia de coronavírus.

Confira o que muda a partir de segunda-feira:

  • Jogos de futebol em Fortaleza poderão ocorrer sem a presença de torcida;
  • Padarias poderão abrir às 6h (atualmente o horário de abertura é de 9h);
  • Agências de turismo podem retomar serviços de venda de viagens;
  • Barracas de praia poderão voltar a atender clientes;
  • Cidades da região Norte avançam para a Fase 2, quando as atividades econômicas não essenciais são permitidas com restrição de horário e protocolos de segurança.

“Estamos dando mais um passo importante na retomada da economia, mas continua o uso obrigatório de máscara. É muito importante que as pessoas mantendo a máscara como medida de prevenção”, alertou Camilo Santana.

Conforme o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que fez o anúncio ao lado de Camilo Santana, a capital cearense está em um cenário de “queda consistente” de novos casos de Covid-19. “A gente continua felizmente aqui em Fortaleza numa queda consistente de número de óbitos e também queda na demanda por atendimentos. Isso deu segurança para dar esse próximo passo”, afirmou o prefeito.

Veja como fica o nível de restrição por região do Ceará:

  • A capital cearense continua na etapa 3, e as barracas de praia podem funcionar;
  • Demais cidades da macrorregião de Fortaleza seguem na Fase 2;
  • Macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste seguem na Fase 1;
  • Região Norte para fase de transição;
  • Cidades da região Cariri e Centro-Sul mais afetadas (Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Sobral e Tianguá) seguem em isolamento social rígido “por mais uma semana”.

O Ceará é um dos estados mais afetados pelo coronavírus no Brasil. Desde o início da pandemia, mais de 130 mil pessoas foram infectadas.

Jogos no Castelão

Conforme Camilo Santana, os jogos de futebol profissional ocorrerão com portões fechados, sem a presença de torcida para evitar aglomerações. “O futebol profissional também está liberado, com prioridade para jogos no Castelão, podendo ser em qualquer estádio da Grande Fortaleza, mas com prioridade para o Castelão. E vamos seguir todos os protocolos de segurança”, afirmou.

Fases de transição

O plano de retomada das atividades não essenciais tem um ciclo de transição de quatro fases. Cada fase dura 14 dias. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano, conforme a gravidade do cenário da doença.

Fortaleza é a cidade com maior nível de reabertura, atualmente na Fase 3 do plano, que inclui o funcionamento de templos religiosos com 50% da capacidade e exercícios físicos individuais praticados ao ar livre.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!