Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Aracati, no Ceará, informou a aplicação de medidas mais rígidas para controlar a movimentação de pessoas e veículos na orla marítima da localidade. De acordo com a prefeitura será aplicado multa para quem circular sem autorização nas praias. Caso ocorra insistência, a pessoa será conduzida a delegacia.

A cidade tem apelo turístico, devido às praias de Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba, próximas do local.

O fechamento de barracas de praia, pousadas e os acessos à orla tiveram início em 19 de março, junto ao decreto de quarentena do Governo do Estado. “A novidade agora é que quem desobedecer vai ser multado e pronto, não tem segunda chance”, destacou a secretária da Casa Civil de Aracati, Fátima do Carmo.

De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria de Saúde de Aracati, até o último dia 24 foram confirmados 1.441 casos de Covid-19 e 33 óbitos pela doença. Um total de 1.013 pessoas foram curadas.

O número de casos de infecção pelo novo coronavírus chegou a 105.270 no Ceará. Além disso, já são 5.962 pessoas que perderam a vida em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, como mostrado pela plataforma IntegraSUS às 17h37 desta sexta-feira (26).

Apesar de não ter tido aumento de casos na localidade, a medida é um esforço local no combate e prevenção da disseminação da Covid-19. “A situação está controlada, mas com a perspectiva de ingresso na fase um de abertura de negócios, queremos apresentar segurança”, esclarece o secretário de Segurança de Aracati, coronel Werisleik Matias.

“Só moradores e proprietários de imóveis e pessoas autorizadas – prestadores de serviços essenciais estão autorizados a passar na barreira”, completa o coronel Werisleik Matias.

O acesso principal as praias de Canoa Quebrada e a Majorlândia é feito no entroncamento na CE 171. Nos acessos por estradas internas nas margens do litoral foram colocados bloqueios fixos – de estrutura de concreto (new jersey). “Tem o objetivo de impedir o acesso de veículos não autorizados e quem desobedecer vamos aplicar multa, notificação”, frisou o secretário de Segurança.

Flagrante

Oito veículos foram flagrados com banhistas em uma das lagoas do município com pessoas em momento de lazer, no final de semana passado. Os banhistas foram abordados pela equipe de segurança do município.

“A equipe foi ao local e retirou os banhistas, mas infelizmente algumas pessoas teimam e, por isso, estamos reforçando as medidas de segurança e bloqueio até porque estamos próximos da divisa com o Rio Grande do Norte, onde há casos elevados da Covid-19”, pontua o secretário.

Decreto municipal

Por meio de decreto assinado pelo prefeito, Bismarck Maia, em 20 de março, houve a suspensão da entrada de turistas e visitantes no município. A determinação incluiu também a suspensão da circulação de veículos de transporte turístico de passageiros e de licenças de funcionamento de bares, restaurantes, barracas de praias e empreendimentos similares. Ficando permitido apenas o serviço de delivery ficou mantido.

Nordeste Notícia
Fonte: SVM

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!