Enem 2020 será adiado por causa da pandemia no coronavírus — Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

O Ceará contabiliza 325.706 inscritos confirmados na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com balanço divulgado nessa terça-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Estado é o 2º do Nordeste com mais inscrições, superado apenas pela Bahia com 446.978, e 6º do Brasil.

Em relação ao ano passado, a quantidade de inscrições teve um aumento de 10,4%. De acordo com o secretário executivo de Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) Rogeres Mendes, esse crescimento é uma tendência.

PUBLICIDADE

“Esse aumento vem acontecendo a cada ano, a gente vem percebendo essa tendência. Acho que tem muito a ver com o trabalho que é feito de apoio aos alunos para verem o Enem como uma oportunidade de acesso à universidade”, pontua.

Mesmo com as dificuldades impostas pelo ensino à distância, decorrente da pandemia do novo coronavírus, o valor segue a tendência citada por Rogeres. “A gente tem total ciência de que estamos numa situação de muita desigualdade. Quem se prepara para um exame complexo como o Enem, além do suporte dado pelas escolas, também precisam ter uma rotina de estudos a parte”, destaca.

Do número total de inscritos cearenses cerca de aproximadamente 1% optou por fazer a prova de forma digital, a novidade desta edição. “É um caráter experimental, inclusive o número de vagas divulgado pelo edital foi muito pequeno, as pessoas acabam tendo muito receio por ainda não confiar nessa versão. Mas, creio que se a experiência funcionar, será um exame mais eficiente, que possibilitará avaliação de outras capacidades intelectuais”, ressalta.

Brasil

O quantitativo de inscritos no Brasil teve um aumento de 13,5% em comparação à edição passada, contabilizando 5.783.357. Em 2019, foi registrado o menor número de confirmações para a prova desde 2010. Os que escolheram a modalidade online para a realização do exame foram 96.086, e impresso 5.687.271.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a prova ainda não tem data para ser realizada.

Nordeste Notícia
Fonte: Estadão

Comente com Facebook