O plenário da câmara municipal aprovou por unanimidade nessa quinta-feira (18), requerimento 01/2020 para criação de uma associação com programas de cuidado integral ao diabetes mellitus. De autoria do vereador Denis Mourão (PDT), o documento requer também informações à secretaria de Saúde do município sobre a quantidade de pessoas com diabetes tipo 1 e 2 em Ipueiras.

A medida garante assistência integral à saúde da pessoa portadora de diabetes e incluirá a realização de campanhas de conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente e controlar os níveis glicêmicos.

Para o vereador Denis Mourão (PDT), o objetivo da proposta é dar prioridade e um atendimento diferenciado aos pacientes diabéticos devido ao risco de hipoglicemia ao qual estas pessoas estão sujeitas, além de terem a necessidade de se consultarem com profissionais que atuem em unidades de saúde no município de Ipueiras.

O vereador e presidente da câmara municipal, Raimundinho do Charito (PSD), reiterou que, com o atendimento aos pacientes com diabetes, juntamente com o serviço já realizado pela secretaria de Saúde, será mais amplo o acolhimento, proporcionando mais comodidade para nossa população”, destacou.

Considerando o Ministro de Estado da Saúde, em outubro de 2007, apresentou a PORTARIA nº 2.583, onde define elenco de medicamentos e insumos disponibilizados  pelo Sistema único de Saúde, nos termos da Lei nº 11.347, de 2006, aos usuários portadores de diabetes mellitus.

Dados da Organização Mundial de Saúde têm apontado para um aumento grande da prevalência da doença no mundo. Neste contexto, o Brasil aparecia como o 8.º país com maior prevalência da doença. Atualmente, a diabetes causa em torno de 5% de todas as mortes globais por ano.

Requerimento:

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!