A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que não deve mudar o protocolo de uso da cloroquina contra a Covid-19 no estado, mesmo após nova recomendação do Ministério da Saúde (MS). Com isso, os hospitais públicos cearenses seguirão utilizando a medicação somente em casos graves, no “estágio 3 de internação hospitalar”, seguindo o protocolo elaborado e publicado, no dia 10 de abril, pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Centro de Inteligência em Saúde do Ceará.

Apesar disso, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, afirmou nesta sexta-feira (22) que ainda avalia a retirada da cloroquina inclusive para pacientes mais graves. Sem definir data, Cabeto afirmou que ainda irá se reunir com uma equipe científica para discutir uma possível mudança.

A nova orientação foi publicada pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (20). O presidente Jair Bolsonaro defende o uso da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, os hospitais do estado seguem com o uso de dois medicamentos associados (azitromicina e prednisona) em pacientes que apresentem sintomas leves da Covid-19 há pelo menos cinco dias, não apresentem melhora satisfatória e não precisem ser internados. Portando, conforme a pasta, a prescrição de cloroquina e hidrocloroquina na atenção primária não está prevista nas recomendações.

O secretário da Saúde do Ceará disse, nesta sexta, que a medicação não deve ser inserida na fase inicial na rede pública do estado. “A Secretaria de Saúde vai agir como deve, respeitar o direito de quem quer prescrever e quem assume o ato da prescrição, mas a secretaria não pode recomendar uso de qualquer medicação”, afirmou.

A prescrição, conforme o secretário, deverá ser feita por decisão do médico com o paciente e com familiares, com a devida explicação sobre possíveis efeitos colaterais e obrigatoriamente com obtenção de termo de consentimento.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!