Quixeramobim recebeu fortes chuvas na noite desta segunda-feira, segundo relatos de moradores da região. — Foto: Siqueira Filho/Arquivo Pessoal

Monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que as precipitações aconteceram em pelo menos 45 municípios, desde 7h de segunda-feira (18) até 7h de terça-feira (19).

Conforme atualização dos dados, Quixeramobim, no Sertão Central dos Inhamuns, teve a maior chuva do período com 90 milímetros, no Posto Paus Brancos. A segunda maior chuva ocorreu em Acopiara, no Maciço de Baturité com 60 milímetros. Cidades localizadas no Vale do Jaguaribe também receberam precipitações como Boa Viagem (43 milímetros) e Jaguaribara (42,2 milímetros).

O cenário favorável às precipitações, mesmo que variando entre fraca e moderada ao longo dos próximo dias, está associado à presença de áreas de instabilidade na Região Leste do Nordeste. Segundo a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém-se afastada do Ceará.

Previsão para terça, segundo a Funceme, é que o Centro-Sul do Ceará deverá receber concentrar as maiores chuvas, porém, a faixa litorânea também deve ter registros principalmente entre madrugada e manhã. Por fim, na quarta (20), a Funceme aponta chances de chuvas isoladas em todas as macrorregiões.

Situação dos açudes

O Estado está com 39 açudes sangrando e outros 56 reservatórios com volume acima de 90%. Os maiores açudes do Ceará, como por exemplo, o Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 15,69% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 26,73% do volume máximo. E o Banabuiú está com 12,20%.

Nordeste Notícia
Fonte: SVM

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!