A Região do Cariri concentrou os maiores volumes de chuvas entre as 7h de domingo (17) e as 7h desta segunda-feira (18), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). O Ceará registrou chuvas em pelo menos 62 municípios, segundo dados parciais publicados às 10h.

A cidade de Milagres teve a maior chuva, com 95 milímetros. Em seguida, Aurora com 62,2 mm e Missão Velha 62 mm. Já em Várzea Alegre choveu 58 mm. Houve precipitações também na Região da Ibiapaba. Em Coreaú foram computados 28 milímetros. No Vale do Jaguaribe, Orós foi destaque com 38 milímetros.

PUBLICIDADE

De acordo com a Funceme, o atual cenário se dá pela atuação de um Sistema Convectivo de Mesoescala (SMC) que formou-se próximo à costa norte do Nordeste. Ele é composto por nuvens do tipo Cumulonimbus, que são favoráveis às precipitações.

Previsão para os próximos dias

Segunda-feira (18):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na região Jaguaribana. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Terça-feira (19):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva nos litorais do Pecém e de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, chuva isolada.

Quarta-feira (20):

  • Predomínio de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões.
Caririaçu também recebeu boas precipitações entre domingo e esta segunda-feira. — Foto: Aldemir Linhares/Arquivo Pessoal

Caririaçu também recebeu boas precipitações entre domingo e esta segunda-feira. — Foto: Aldemir Linhares/Arquivo Pessoal

Situação dos açudes

O Estado está com 39 açudes sangrando e outros 56 reservatórios com volume acima de 90%. Os maiores açudes do Ceará, como por exemplo, o Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 15,69% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 26,73% do volume máximo. E o Banabuiú está com 12,20%.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comente com Facebook