Camilo Santana comentou sobre a reunião com todos os governadores do Brasil desta quarta-feira (25). — Foto: Reprodução/Facebook

O governador Camilo Santana anunciou na tarde deste sábado (4) que vai prorrogar por mais 15 dias o decreto que proíbe o funcionamento de estabelecimentos comerciais em todo o Ceará e manter o isolamento social para contar o avanço do novo coronavírus no estado. O decreto estava previsto para encerrar no domingo, 5 de abril, e agora vai se estender até o dia 20 deste mês.

“Anuncio a prorrogação do Decreto Estadual relativo às ações de enfrentamento ao coronavírus no Ceará por mais 15 dias. A medida, que visa o maior isolamento social, vai até 20 de abril. Decisão tomada com base em estudos científicos com o objetivo de proteger a vida dos cearenses”, disse o chefe do executivo estadual.

Assembleia aprova pagamento de contas para consumidores de baixa renda
Ceará deve precisar de mil leitos de UTI em três meses para tratar Covid-19
Empresa chinesa cancela venda de 600 respiradores contratados
Na quinta-feira (2), Camilo havia comunicado por meio de uma live no Facebook que estudava prorrogar o prazo do decreto.

O decreto estadual foi publicado no dia 19 de março e havia sido prorrogado uma vez até o próximo domingo (5). O descumprimento das medidas prevê multa diária de até R$ 50 mil.

Calamidade pública
Deputados estaduais do Ceará aprovaram nesta sexta-feira (3) os decretos que reconhecem estado de calamidade pública no Ceará e em Fortaleza devido à pandemia do novo coronavírus. A Assembleia Legislativa do Estado também aprovou projeto que autoriza o governo cearense a pagar as contas de água e energia de consumidores de baixa renda.

De acordo com o Poder Executivo Estadual, serão pagas as contas dos imóveis que não ultrapassem o consumo de 10 metros cúbicos de água por mês e que consumam até, no máximo, 100 kWh por mês. As medidas deverão beneficiar 530 mil famílias no Ceará e valerão durante o período da pandemia.

Os projetos foram aprovados em sessão virtual, por unanimidade, com a presença de mais de 30 deputados estaduais. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o Ceará tem 21 mortes por Covid-19, sendo 17 em Fortaleza e quatro distribuídos entre o interior e a Região Metropolitana de Fortaleza.

Auxílio ao ambulantes e feirantes
Os cerca de 17.500 feirantes, ambulantes, permissionários e artesãos cadastrados pela Prefeitura de Fortaleza, até o último dia 31 de março, poderão contar com um auxílio financeiro extra de R$ 100, durante os meses de abril e maio. A informação foi divulgada pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na manhã desta sexta-feira (3), em entrevista ao Bom Dia Ceará.

A medida faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo implementadas para fazer frente à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o prefeito, uma lei em favor da concessão do benefício, apontado por ele como uma “garantia básica de subsistência”, deve ser enviada em regime de urgência à Câmara Municipal.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!