Um comerciante quebrou a própria barraca de vendas após ser abordado por uma ação de fiscalização em Jijoca de Jericoacoara, na região norte do Ceará, na última segunda-feira (2). Na ocasião, foi solicitado que o rapaz deixasse o local ocupado de forma irregular.

A operação da Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida (Adejeri) notificou os ambulantes da região que estão em trechos irregulares. Segundo Francisco Diógenes, superintende da Adejeri, “antes do Carnaval nós notificamos a cada uma dessas pessoas, demos um prazo para elas virem as autarquia se regularizar. Posteriormente, nós fizemos a ação de retirada daqueles que não tinha nenhuma condição de tá atuando de forma legal”.

Divergências

O comerciante, conhecido como Nilton, afirma ter recebido um prazo, até o dia 14 de março, para regularização do o alvará de funcionamento, mas que ainda assim foi alvo da fiscalização.

“Aqui em Jericoacoara não podemos mais trabalhar nas ruas porque a Prefeitura de Jijoca mandou tirar todos os pais de família das ruas de Jeri. Não podemos mais vender passeios na ruas. Vem a fiscalização e quer tirar os pais de família”, relata Nilton.

Já o superintende explica que não há um prazo fixo para a regularização dos ambulantes e que, ao procurar a Adejeri, pode ser feito o processo de adequação. “O que nós não vamos permitir é que esteja no meio da rua, abordando o turista de forma insistente, numa banquinha no meio da rua sem estrutura enquanto tem outros pagando aluguel e uma série de taxas e que não pode competir”, conclui.

Na análise de Rodrigo Tafarel, diretor da Associação dos Condutores de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, a fiscalização acontece de forma seletiva. “A Prefeitura daqui não mexe nos empresários e o principal problema de Jericoacoara é o avançamento de ruas. O empresário eleva o meio fio, faz o restaurante no meio da rua e a fiscalização não faz nada, mas um pai de família da cooperativa de bugue eles tiram”, ressalta o diretor.

Nordeste Notícia
Fonte: SVM

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!