O acesso a Jericoacoara foi dificultado com o decreto municipal (Foto: Divulgação)

Quem vai viajar de carro para Jericoacoara, praia do litoral oeste do Ceará, deve ficar atento às mudanças na entrada da cidade, que fica numa área de preservação ambiental. Agora é proibido transitar e estacionar veículo particular no local.

A fiscalização feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é rigorosa. A infração pode dar multa e reboque.

Uma alternativa era estacionar os veículos na entrada da vila, mas isso não será mais possível.

A partir do próximo dia 10 de junho, o estacionamento da entrada da cidade vai fechar e os turistas devem deixar seus carros em Jijoca, a 20 km de distância da vila. O decreto foi anunciado pela prefeitura no fim de semana passado.

O decreto tem o objetivo de fortalecer o comércio da região e foi emitido após um estudo de demanda e reuniões com as cooperativas de transporte turístico.

O operador de serviço de transfer, Cláudio Pinheiro, vê a medida como uma forma de distribuir o fluxo de turistas entre a vila e o centro comercial de Jijoca.

“Hoje, devido ao novo asfalto que liga a CE-085 até a praia do Preá, muitos turistas e muitos operadores de turismo deixaram de passar pela cidade de Jijoca porque o acesso à Vila de Jericoacoara ficou mais fácil entrando pela praia do Preá. Então vejo isso como a primeira intenção do decreto: fazer com que o turismo volte a circular pelas ruas de Jijoca”, explicou Cláudio.

Rede Jangadeiro FM procurou a gestão de Jijoca para comentar o assunto, mas não conseguiu contato. Essa foi a segunda intervenção anunciada aos turistas pelo município, em menos de duas semanas.

No último dia 15, a Prefeitura de Jijoca alterou o local e o horário de pagamento da taxa de turismo sustentável – hoje, de R$ 5. Agora, a cobrança da taxa é feita na sede do município, das 7 da manhã às 7 da noite, e na entrada da Vila de Jericoacoara, das 7 da noite às 7 da manhã.

Em 2018, o Parque Nacional de Jericoacoara recebeu quase 1,1 milhão de pessoas, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Nordeste Notícia
Fonte: Tribuna do Ceará

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!