/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/V/p/NRXmHuQACGdFMu3IoZng/herara.png)
Avenida Heráclito Graça no Bairro Centro em Fortaleza. Mais uma vez houve registro de alagamentos. — Foto: Aldeson Gomes/Agência Diário
Chove desde a madrugada desta quinta-feira (4) em Fortaleza. Em diversos bairros da cidade, ruas ficaram alagadas devido às quase quatro horas de precipitações. A água acumulada dificultou a travessia de pedestres e veículos. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 71,8 mm no Posto do Castelão das 7 horas da quarta-feira até às 7 horas desta quinta-feira, 4. Em todo o Estado, choveu em 122 municípios.
Na Avenida Alberto Craveiro, próximo o viaduto da Aerolândia, muitos automóveis apresentaram problemas mecânicos devido enchente. Trânsito está parado. Trecho bloqueado nos dois sentidos. Os motoristas temiam em tentar atravessar o trecho. Quem se arriscou ficou pelo caminho. A água passava dos pneus. Devido ao problema, muito condutores tentam retornar pelo viaduto.
Mais uma vez, a Avenida Heráclito Graça entre Rua João Cordeiro, no Bairro Centro, o trecho ficou alagado nos os dois sentidos. Houve pontos de alagamentos na Avenida Alberto Craveiro. Lá os veículos ficaram cerca de 40 minutos parados esperando.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/n/I/95mhpJTASZluNEH6qJcw/aerolandia-55.png)
Rua João Albano no Bairro Aerolândia em Fortaleza. — Foto: Almir Gadelha/TV Verdes Mares
Na Avenida Perimetral, no Bairro Messejana, no sentido Messejana-Centro, poças de água viraram um pequeno rio em questão de minutos. O lixo acumulado nas calçadas das casas rapidamente. Um longo congestionamento foi formado. No Bairro Aerolândia a Rua João Albano ficou intransitável.
A Avenida 13 de Maio, no Benfica, também estava alagada na altura da Avenida da Universidade. Pelo Centro, a situação é parecida. Um trecho da avenida Duque de Caxias próximo ao Parque das Crianças se encontrava coberto de água. No Bairro Aerolândia, moradores têm suas residências invadidas pelas águas da chuva.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/Q/k/lWBOgYTVmASiW7hT4BsQ/corola.png)
Avenida Perimetral no Bairro Messejana ficou alagada. Houve congestionamentos. — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares
Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou que “na manhã desta quinta-feira (4), foram registrados treze cruzamentos com semáforos apagados ou piscantes. Destes, 10 voltaram a operar normalmente, restando apenas três apagados. Agentes e uma equipe de técnicos da AMC estão a caminho do local. A AMC ressalta, ainda, que as falhas nos semáforos geralmente se dão por conta de oscilações na rede elétrica e, para isto, a Autarquia tem implantado NoBreaks, equipamento que impede que estas oscilações interfiram na rede semafórica”.
Confira os cruzamentos:
- Av. Senador Virgílio Távora x Av. Dom Luís
- Av. Senador Virgílio Távora x R. Marcos Macedo
- Av. Senador Virgílio Távora x R. Pereira Valente
- R. Leonardo Mota x R. Beni Carvalho
- R. Barbosa de Freitas x R. Padre Valdevino
- R. Barão do Rio Branco x R. Meton de Alencar
- R. Barão do Rio Branco x R. Antônio Pompeu
- R. Barão do Rio Branco x R. Clarindo de Queiroz
- R. Carlos Vasconcelos x R. Deputado Moreira da Rocha
- Av. Rui Barbosa x R. Pereira Filgueiras
- Av. Rui Barbosa x R. Tenente Benévolo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/P/9/AZsuQCQt6aM1c9kAmHVg/agua-muita-2.png)
Avenida Alberto Craveiro no Bairro Dias Macêdo em Fortaleza. — Foto: José Leomar/Agência Diário
Previsão para os próximos dias
A previsão do tempo para esta quinta-feira (4) é de céu nublado com eventos de chuva em todas as macrorregiões, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Conforme análise da imagem de satélite, neste momento, há nuvens sobre o território do Ceará. Essa nebulosidade está relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste. Já no leste da região, os meteorologistas da Funceme observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas estão contribuindo para a ocorrência de precipitações.
Para quinta, a cobertura de nuvens será constante e as precipitações deverão atingir mais de 50% da área sob previsão.
Já para esta sexta (5), a tendência é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, precipitações isoladas, ou seja, atingindo entre 20% e 50% da área.
Balanço
No que se refere ao intervalo entre 7h desta quarta e as 7h desta quinta, a maior precipitação informada foi de 140 milímetros em Abaiara. Conforme o relatório pluviométrico da Funceme, é maior acumulado do município observado no ano.
Os municípios de Abaiara e do Crato, ambos localizados na macrorregião do Cariri, registraram, no intervalo entre as 7h desta quarta (3) e as 7h desta quinta-feira (4), suas maiores chuvas do ano, conforme informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em Abaiara, o observado foi de 140 milímetros e registrado no posto pluviométrico da sede do município. Até então, o maior registro havia sido entre os dias 23 e 24 do mês de março. Já a maior precipitação de Crato havia acontecido no entre os dias 18 e 19 de março, com 120 mm, no posto Lameiro. Porém, entre quarta e quinta, foram observados 130 mm, também no mesmo posto pluviométrico.
Além de Crato, outros municípios da macrorregião localizada no extremo sul cearense também tiveram acumulados expressivos entre ontem e hoje. Em Brejo Santo, o observado foi de 124 mm e, em Farias Brito, 70 mm.
Nordeste Notícia
Fonte: Verdes Mares