Avenida Heráclito Graça no Bairro Centro em Fortaleza. Mais uma vez houve registro de alagamentos. — Foto: Aldeson Gomes/Agência Diário

Avenida Heráclito Graça no Bairro Centro em Fortaleza. Mais uma vez houve registro de alagamentos. — Foto: Aldeson Gomes/Agência Diário

Chove desde a madrugada desta quinta-feira (4) em Fortaleza. Em diversos bairros da cidade, ruas ficaram alagadas devido às quase quatro horas de precipitações. A água acumulada dificultou a travessia de pedestres e veículos. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 71,8 mm no Posto do Castelão das 7 horas da quarta-feira até às 7 horas desta quinta-feira, 4. Em todo o Estado, choveu em 122 municípios.

Na Avenida Alberto Craveiro, próximo o viaduto da Aerolândia, muitos automóveis apresentaram problemas mecânicos devido enchente. Trânsito está parado. Trecho bloqueado nos dois sentidos. Os motoristas temiam em tentar atravessar o trecho. Quem se arriscou ficou pelo caminho. A água passava dos pneus. Devido ao problema, muito condutores tentam retornar pelo viaduto.

Mais uma vez, a Avenida Heráclito Graça entre Rua João Cordeiro, no Bairro Centro, o trecho ficou alagado nos os dois sentidos. Houve pontos de alagamentos na Avenida Alberto Craveiro. Lá os veículos ficaram cerca de 40 minutos parados esperando.

Rua João Albano no Bairro Aerolândia em Fortaleza. — Foto: Almir Gadelha/TV Verdes Mares

Rua João Albano no Bairro Aerolândia em Fortaleza. — Foto: Almir Gadelha/TV Verdes Mares

Na Avenida Perimetral, no Bairro Messejana, no sentido Messejana-Centro, poças de água viraram um pequeno rio em questão de minutos. O lixo acumulado nas calçadas das casas rapidamente. Um longo congestionamento foi formado. No Bairro Aerolândia a Rua João Albano ficou intransitável.

A Avenida 13 de Maio, no Benfica, também estava alagada na altura da Avenida da Universidade. Pelo Centro, a situação é parecida. Um trecho da avenida Duque de Caxias próximo ao Parque das Crianças se encontrava coberto de água. No Bairro Aerolândia, moradores têm suas residências invadidas pelas águas da chuva.

Avenida Perimetral no Bairro Messejana ficou alagada. Houve congestionamentos. — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares

Avenida Perimetral no Bairro Messejana ficou alagada. Houve congestionamentos. — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares

Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou que “na manhã desta quinta-feira (4), foram registrados treze cruzamentos com semáforos apagados ou piscantes. Destes, 10 voltaram a operar normalmente, restando apenas três apagados. Agentes e uma equipe de técnicos da AMC estão a caminho do local. A AMC ressalta, ainda, que as falhas nos semáforos geralmente se dão por conta de oscilações na rede elétrica e, para isto, a Autarquia tem implantado NoBreaks, equipamento que impede que estas oscilações interfiram na rede semafórica”.

Confira os cruzamentos:

  • Av. Senador Virgílio Távora x Av. Dom Luís
  • Av. Senador Virgílio Távora x R. Marcos Macedo
  • Av. Senador Virgílio Távora x R. Pereira Valente
  • R. Leonardo Mota x R. Beni Carvalho
  • R. Barbosa de Freitas x R. Padre Valdevino
  • R. Barão do Rio Branco x R. Meton de Alencar
  • R. Barão do Rio Branco x R. Antônio Pompeu
  • R. Barão do Rio Branco x R. Clarindo de Queiroz
  • R. Carlos Vasconcelos x R. Deputado Moreira da Rocha
  • Av. Rui Barbosa x R. Pereira Filgueiras
  • Av. Rui Barbosa x R. Tenente Benévolo
Avenida Alberto Craveiro no Bairro Dias Macêdo em Fortaleza.  — Foto: José Leomar/Agência Diário

Avenida Alberto Craveiro no Bairro Dias Macêdo em Fortaleza. — Foto: José Leomar/Agência Diário

Previsão para os próximos dias

A previsão do tempo para esta quinta-feira (4) é de céu nublado com eventos de chuva em todas as macrorregiões, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme análise da imagem de satélite, neste momento, há nuvens sobre o território do Ceará. Essa nebulosidade está relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste. Já no leste da região, os meteorologistas da Funceme observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas estão contribuindo para a ocorrência de precipitações.

Para quinta, a cobertura de nuvens será constante e as precipitações deverão atingir mais de 50% da área sob previsão.

Já para esta sexta (5), a tendência é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, precipitações isoladas, ou seja, atingindo entre 20% e 50% da área.

Balanço

No que se refere ao intervalo entre 7h desta quarta e as 7h desta quinta, a maior precipitação informada foi de 140 milímetros em Abaiara. Conforme o relatório pluviométrico da Funceme, é maior acumulado do município observado no ano.

Os municípios de Abaiara e do Crato, ambos localizados na macrorregião do Cariri, registraram, no intervalo entre as 7h desta quarta (3) e as 7h desta quinta-feira (4), suas maiores chuvas do ano, conforme informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em Abaiara, o observado foi de 140 milímetros e registrado no posto pluviométrico da sede do município. Até então, o maior registro havia sido entre os dias 23 e 24 do mês de março. Já a maior precipitação de Crato havia acontecido no entre os dias 18 e 19 de março, com 120 mm, no posto Lameiro. Porém, entre quarta e quinta, foram observados 130 mm, também no mesmo posto pluviométrico.

Além de Crato, outros municípios da macrorregião localizada no extremo sul cearense também tiveram acumulados expressivos entre ontem e hoje. Em Brejo Santo, o observado foi de 124 mm e, em Farias Brito, 70 mm.

Nordeste Notícia
Fonte: Verdes Mares

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!