
O Ceará teve chuvas de mais de 100 milímetros entre 7h de sábado (20) e 7h deste domingo (21). Iracema foi o município com precipitação de maior volume, 118 milímetros. Em Fortaleza, a chuva chegou a 89 milímetros, segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados até as 9h30 deste domingo (21).
Segundo o órgão, até esta manhã, choveu em mais de 60 municípios cearenses. As maiores chuvas foram registradas em:
- Iracema (Posto: São Jose Do Fama) : 118.0 mm
- Jaguaretama (Posto: Jaguaretama) : 101.0 mm
- Fortaleza (Posto: Água Fria) : 89.0 mm
- Alto Santo (Posto: Alto Santo) : 67.4 mm
- Barro (Posto: Brejinho) : 47.6 mm
- Jaguaribara (Posto: Jaguaribara) : 47.6 mm
- Quixeramobim (Posto: Encantado) : 40.0 mm
- São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 39.0 mm
- Jaguaribe (Posto: Feiticeiro) : 38.6 mm
- Catunda (Posto: Paraíso) : 37.0 mm

Alagamento no Caça e Pesca, em Fortaleza
Moradora do Bairro Caça e Pesca, Flávia Pereira Paiva, de 32 anos, diz que sempre que chove algumas ruas do bairro ficam alagadas. Em vídeo, ela mostra a situação da Rua Jamaica, onde mora, nesta manhã.
“Sempre que chove alaga. Mas tá ficando cada vez mais alagada e tá prejudicando as casas. Até uma casa já afundou o piso”, informou.
No sábado (20), ruas e avenidas de Fortaleza registraram diversos pontos de alagamento.
No Bairro Jardim das Oliveiras, carros e ônibus tiveram dificuldades para transitar na Rua Desembargador Faustino de Albuquerque. Segundo o dono de uma loja da via, alagamentos ocorrem com frequência no local, devido a entupimento na rede de esgoto.
No Bairro Vicente Pinzón, ruas se transformaram em rios.
Previsão
A Funceme informa que a previsão para este domingo é de tempo nublado com eventos de chuva no centro-norte. E para o sul, chuvas isoladas.
A proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no norte do Nordeste (NE) brasileiro é o principal fator de influência na ocorrência de chuvas, afirma o órgão.
Nordeste Notícia
Fonte: G1