Fevereiro de 2019 tem o menor número de homicídios dos últimos dez anos no Ceará — Foto: Jarbas de Oliveira/Estadão Conteúdo

O Ceará registrou em fevereiro deste ano uma redução de 54,8% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que abrange homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, se comparado com o mesmo mês do ano passado. Este é o melhor resultado desde 2009.

Em fevereiro de 2018 foram 361 vítimas de mortes violentas contra 163 no mesmo período de 2019. No acumulado de janeiro a fevereiro em dez anos, esta é a melhor redução na série histórica do Estado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11), pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE).

A maior redução em fevereiro ocorreu na Região Metropolitana de Fortaleza, passando de 104 casos para 36, o que representou uma queda de 65,4%. Em seguida veio a capital Fortaleza, com uma redução de 55,4%, diminuindo de 121 para 54, fazendo com que a média diária ficasse abaixo de duas vítimas por dia em Fortaleza.

Número de assassinatos por mês no Ceará

Interior

No interior norte, em fevereiro de 2018, foram registradas 69 mortes violentas e esse número baixou para 36, em fevereiro deste ano, correspondendo a uma diminuição de 47,8%. No interior sul, a redução foi de 44,8%, caindo de 67 para 37 crimes.

“É um resultado que nos anima e é fruto de um trabalho integrado entre várias forças, não somente da segurança pública, mas também do Sistema Penitenciário, Ministério Público e Poder Judiciário. E esses dados nos trazem uma grande responsabilidade também que é continuarmos trabalhando firmemente para manter esses índices ainda mais baixos e cada vez mais aceitáveis”, destacou o secretário da SSPDS, André Costa.

Todas as estatísticas são geradas pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Acumulado do ano

No acumulado dos dois primeiros meses do ano de 2019, a queda nas estatísticas das mortes violentas no Ceará foi de 57,9%. O número que era de 843, na soma de janeiro e fevereiro do ano passado, caiu para 355 neste ano, uma diferença de 488 mortes.

Na Região Metropolitana, somando os meses de janeiro e fevereiro, a redução no acumulado dos Crimes Violentos Letais e Intencionais, foi de 65,6%, passando de 256 para 88.

Em Fortaleza, o número que era de 285 reduziu para 105, correspondendo à queda de 63,2%. No Interior Norte, janeiro e fevereiro deste ano contabilizaram uma queda de 50,6%, passando de 156 para 77. Por fim, no Interior Sul, a redução foi de 41,8%, indo de 146 vítimas para 85.

Nordeste Notícia
Fonte: Estadão

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!