Choveu em mais de 100 municípios cearenses das 7h deste sábado (5) até as 7h deste domingo (6), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No município de Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste do Ceará, foi registrada a maior chuva com 121,1. Seguido de Massapê, na Região Norte do Estado, com 118,6 milímetros. Depois aparecem Uruoca e Viçosa do Ceará, que registraram 118 e 107 milímetros, respectivamente.

Amontada teve chuva de 107 milímetros; Acaraú, 99,4; Bela Cruz, 95; Camocim, 80; e Bela Cruz, 75. No Litoral de Fortaleza, área que compreende 14 municípios, os maiores acumulados foram em Itaitinga, com 72 milímetros, e na própria Capital, como 35,8 mm, no posto de Messejana.

Maiores chuvas do dia no Ceará  (Em milímetros)
Fonte: Funceme

As áreas em que as maiores precipitações foram registradas foram aquelas com maior possibilidade de chuvas, isto é, no centro-norte do Estado, conforme já havia indicado a Funceme na previsão do tempo na última sexta (1º) e reforçado sábado.

Tais precipitações estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste, assim como a borda norte do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este último, apesar de colaborar para chuvas no centro-norte, não está favorecendo ao sul, devido à posição do seu centro, área que inibe a formação e o crescimento das nuvens.

Para este domingo, os meteorologistas do órgão estadual indicam cenário semelhante ao observado ontem: nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, há possibilidade de chuvas.

Para a segunda-feira (4), a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas em todo o Ceará.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!