Foram transferidos na madrugada do dia 03 de janeiro de 2019 por volta de 1 da manhã para o Complexo Penitenciário localizado em Itaitinga e Aquiraz na Região Metropolitana de Fortaleza 94 presos daquela unidade prisional. Ao todo tinham 97 detentos na unidade, porém dois ficaram para prestarem serviços gerais na unidade e outro detento não foi levado porque o nome não constava na lista para transferência.

Conforme informações colhidas por nossa reportagem a cadeia pública de Novo Oriente-CE provavelmente será a única na região que ficará funcionando e servirá para o recebimento de presos das cidades dos sertões de Crateús e Inhamuns, uma vez que tem boa estrutura e condições de abrigar presos com melhor salubridade.

A intenção da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará é regionalizar o sistema penitenciário do estado com construções regionais de penitenciárias. Enquanto não for construída uma penitenciária na região de Crateús a cadeia pública de Novo Oriente ficará recebendo presos dos municípios da região e servirá como uma triagem sendo que conforme for ficando superlotada os detentos vão sendo transferidos para a capital cearense.

Algumas das cadeias públicas que foram fechadas recentemente em nossa região ainda estão com alguns presos do regime semiaberto (presos que dormem todas as noites na unidade e durante o dia são liberados, sendo que nos finais de semana e feriados ficam recolhidos o dia todo). Segundo informações esses presos do regime aberto e semiaberto brevemente estarão sendo monitorados por tornozeleiras eletrônicas não precisando mais irem dormir nas unidades prisionais.

Esperamos que venha a ser contruido o mais breve possível uma penitenciária regional na nossa região para abrigar detentos com mais segurança e perto de seus familiares, para que possam cumprir suas penas de acordo com o que diz a lei de execução penal. Cabe aos nossos representantes políticos, membros da justiça e toda a sociedade cobrar do governo do estado a construção o mais breve possível desta unidade prisional na nossa região para abrigar com mais segurança essas pessoas que vierem a cometer delitos na sociedade e que possam a vir a se ressocializar e se recuperar do mal que cometeram.

Nordeste Notícia com informações do Repórter Gonçalinho Rodrigues

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!