Os políticos também devem entrar na reforma da Previdência sugerida pela equipe econômica de Jair Bolsonaro. De acordo com a revista Exame, a ideia é que políticos tenham uma idade mínima maior para solicitarem a aposentadoria. Assim como os trabalhadores comuns, eles teriam que ter, no mínimo, 65 anos de idade para acessar o benefício.

A reforma deve vetar a adesão de novos políticos ao plano de aposentadoria em vigor, que permite o pagamento maior do que o teto do INSS, de cerca de R$ 5,8 mil. Para os que já fazem parte do plano, será necessário cumprir mais 30% do tempo necessário para a aposentadoria hoje.

Atualmente existem dois tipos de planos para os parlamentares. O primeiro deles, chamado IPC, inclui quem ingressou até 1997, permite aposentadoria com 50 anos de idade e valor proporcional ao tempo de mandato. O segundo deles, o PSSC, indica a idade mínima de 60 anos e 35 anos de contribuição. Ele também tem o limite de pagamento do teto do funcionalismo, de R$ 39,2 mil.

Os futuros eleitos deverão seguir as mesmas regras a que estão sujeitos os trabalhadores comuns, ou seja, uma idade mínima de 65 anos e o tempo mínimo de contribuição de 20 anos.

A reforma da Previdência é uma das prioridades do governo para este ano. Na última segunda-feira, 5, o Estadão/Broadcast divulgou informações de uma possível proposta a ser enviada ao Congresso. Entre as mudanças estaria a exigência de 65 anos para se aposentar, tanto para homens como para mulheres.

O porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, informou na tarde de ontem que a proposta ainda está sendo analisada por Bolsonaro e que os dados divulgados não correspondem à totalidade do projeto.

Nordeste Notícia
Fonte: Yahoo

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!