Modelo A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer e utilizado pelo EDA (Foto: Rodolfo Pessoa/SBFZ Spotting)
O Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, se apresentará em três cidades cearenses no mês de julho. Fortaleza no dia 21, Umirim no dia 22 e Jericoacoara no dia 23.
A apresentação de Umirim será o motivo principal da vinda do esquadrão ao Estado. Na ocasião, será inaugurado um monumento doado à cidade pela Força Aérea Brasileira, em homenagem à Anderson Amaro Fernandes, piloto cearense que faleceu em acidente no ano de 2010. A praça principal da cidade natal do piloto receberá um avião do mesmo modelo usado por Anderson.
Foto da última apresentação de Anderson em Fortaleza, pela Esquadrilha da Fumaça. Anderson é o primeiro da esquerda, fila de baixo (Foto: Thiago Cascais/SBFZ Spotting)
Anderson faleceu aos 33 anos na cidade de Lages, na serra catarinense, durante apresentação em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de Lages. A aeronave que ele pilotava bateu no solo e explodiu em seguida. Reportagens da época do acidente relatam que a família recebeu apoio após o acidente e que o hangar do aeroclube recebeu o nome do piloto em homenagem póstuma.
Em Fortaleza, a apresentação acontecerá às 16h do dia 21 de julho, na Beira Mar. No mesmo horário do dia seguinte, 22 de julho, a ação acontecerá em Umirim. Em Jericoacoara, também às 16h, a apresentação será no dia 23, na Duna do Pôr do Sol. Esses horários são apenas previsões. A Força Aérea pode modificar para mais ou para menos.
Avião é o Ala Direita e #2 na formação da Esquadrilha, e veio pilotado pelo Major Aviador Garcia (Foto: Rodolfo Pessoa/SBFZ Spotting)
Um dos aviões já está em Fortaleza, em “missão solitária” considerada de rotina que visa, entre outras coisas, visitar com antecedência as cidades agendadas, para verificar e preparar tudo para as futuras demonstrações, conferir detalhes, como segurança das aeronaves e do público, contato com Bombeiros e Polícia, além de informações básicas, como hospedagem e alimentação dos integrantes da equipe de pilotos que virá a Fortaleza.
As informações e imagens são do SBFZ Spotting, um grupo formado por entusiastas e apaixonados por aviação que tem como objetivos a divulgação de informações, fotos e filmagens do tráfego aéreo do Aeroporto de Fortaleza, assim como do estado do Ceará.
/Izadora Paula

Comente com Facebook