© Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A maioria dos participantes do Enem tem o objetivo de entrar em um curso de graduação. Alguns buscam vagas em universidades públicas, outros tentam um financiamento estudantil e existem ainda aqueles que se dedicam ao Exame para ganhar uma bolsa de estudo em faculdades particulares.

Estes últimos usam a nota obtida no Enem para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) e concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em universidades de todas as regiões do País.

O processo de seleção é totalmente informatizado e as vagas são distribuídas a quem tiver as notas mais altas no Enem.

Saiba um pouco mais sobre a seleção do ProUni, quem pode se inscrever e a pontuação necessária para ser aprovado.

Que nota devo tirar no Enem para ganhar uma bolsa de estudo?

Se você vai tentar uma bolsa pelo ProUni deve ter em mente que existem dois tipos de nota. Uma delas é a pontuação mínima exigida para se inscrever no Programa. A outra diz respeito aos pontos necessários para ser aprovado e conseguir de fato o benefício. Veja como funciona:

Nota mínima do Enem para se inscrever no ProUni

Para ter o direito de concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni o candidato precisa ter atingido, no mínimo:

– 450 pontos na média geral das provas.

– Nota maior que zero na redação.

Estas duas condições precisam acontecer ao mesmo tempo. Se um participante teve uma pontuação média acima de 450 pontos mas zerou na redação, fica de fora da disputa.

O ProUni abre inscrições duas vezes ao ano (geralmente nos meses de janeiro e junho) e são aceitas somente as notas da edição mais recente do Enem.

Nota mínima do Enem para ganhar uma bolsa do ProUni

A pontuação mínima para ser aprovado (ou nota de corte) não é única para todos os cursos e muda a cada nova edição do ProUni.

São diversos os fatores que influenciam no cálculo desta nota. Confira:

– O curso – Cursos muito concorridos (como Medicina e Engenharia) costumam apresentar notas de corte muito altas. Já naqueles com menor procura, as notas de corte chegam a ficar muito próximas do mínimo exigido.

– A universidade

– A mesma situação ocorre com as universidades. As instituições de ensino renomadas acabam atraindo estudantes muito bem preparados, aumentando a concorrência. Nesse caso, é preciso ter um desempenho bem acima da média para conseguir uma vaga.

– A modalidade de concorrência

– Parte das vagas do ProUni é reservada às ações afirmativas (ou cotas). As notas de corte são diferentes para cada tipo de cota e podem ser um pouco mais baixas ou mais altas que as da ampla concorrência.

– O desempenho dos candidatos

– Se as pessoas que estão inscritas em uma mesma vaga (no mesmo curso, turno, universidade e modalidade de concorrência) tiverem um excelente desempenho no Enem, então a nota de corte para esta vaga será mais alta. Agora, se os candidatos não foram bem na prova e têm notas baixas, a nota de corte diminui.

É por esta razão que a nota de corte final do ProUni só é divulgada depois de encerrado o período de inscrição. Somente após todos os candidatos escolherem suas opções de vaga é que o sistema pode calcular esta nota.

No entanto, se observarmos as últimas edições do ProUni podemos ter uma boa ideia de quantos pontos são necessários para conseguir uma bolsa.

Nos últimos anos as notas de corte mais altas têm se aproximado destes valores:

– De 800 a 850 pontos – Medicina e Direito.

– De 750 a 800 pontos – Psicologia e algumas engenharias.

– De 700 a 750 pontos – Arquitetura, Administração, Enfermagem, Odontologia e Nutrição.

– De 650 a 700 pontos – Gestão em Recursos Humanos, Sistemas Web, Web Design, Farmácia e Fisioterapia.

– De 600 a 650 pontos – Produção Agrícola, Medicina Veterinária, e Oceanografia.

– Até 600 pontos – algumas licenciaturas.

Lembrando que este é apenas um valor de referência das notas mais altas. Dependendo da universidade escolhida, ou do turno em que é oferecido o curso, a pontuação pode ser diferente.

Como saber se tenho chances de passar no ProUni?

As inscrições do ProUni ficam abertas por alguns dias. Durante este período, o sistema calcula diariamente a nota de corte parcial para cada uma das vagas oferecidas, levando em conta os candidatos inscritos até o momento.

Uma das formas de saber se você tem chances de ser aprovado é acompanhar a evolução desta nota e comparar com seu desempenho. Se suas chances não estão muito boas, você pode mudar de ideia e se inscrever em outra vaga. Isso pode ser feito quantas vezes quiser, mas para classificar os candidatos só valerá a última alteração feita no sistema.

Quais os requisitos para se inscrever no ProUni?

O Governo Federal criou o ProUni com o objetivo de conceder bolsas de estudo para quem mais precisa. Por esta razão, somente os estudantes que tiverem uma renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa podem se inscrever.

Além disso, o candidato não pode ter diploma de curso superior e também deve atender a pelo menos um destes requisitos:

– Ter feito o ensino médio em escola pública.

– Ter feito o ensino médio em escola particular como bolsista integral.

– Ser pessoa com deficiência.

– Ser professor da rede pública de ensino, integrante do quadro permanente de funcionários, concorrendo a uma bolsa para curso de Licenciatura. (Neste caso não é exigido o critério de renda).

Nordeste Notícia
Fonte: Enem Virtual

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!