Goiás será o primeiro estado do país a implantar a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). O documento virtual terá a mesma validade do impresso e estará disponível para os goianos a partir do próximo dia 30. Quem for revalidar ou fazer alguma alteração poderá fazer a solicitação em qualquer agência do Vapt Vupt. A leitura será feita por meio de um aplicativo de smartphone.

Gerente de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Rodrigo Rezende acredita que o estado foi escolhido para iniciar a implantação da CNH-e pela qualidade no desenvolvimento de sistemas. Ele explica que o serviço está na fase final de implantação.

“Estamos fazendo testes de sistema. Hoje quem autoriza a CNH é o Denatran, e os sistemas têm que conversar”, explicou.

Quem tem direito

Para ter a carteira de motorista digital, o condutor precisará solicitar qualquer tipo de alteração que exija uma nova CNH, como o fim da validade, alteração de dados e autorização para atividade remunerada. Segundo Rezende, a expedição da modalidade digital não terá custo extra.

Atualmente, o condutor paga R$ 133,25 para o Detran para solicitar a carteira de motorista, além de outras taxas, como a do exame médico. De acordo com gerente, o governo estuda a elaboração de um projeto de lei para que haja a opção de emitir apenas a CNH-e. Neste caso, o motorista pagaria menos pelo serviço, visto que o documento não seria impresso.

Acesso

A CNH-e poderá ser acessada por um aplicativo para smartphones. Para que ela seja visualizada, o primeiro passo é ir a uma agência do Vapt Vupt para cadastrar o e-mail.

Depois, o Denatran enviará pelo endereço do correio eletrônico um código para o usuário acessar a CNH digital no aplicativo. No primeiro acesso, será gerado um PIN (código de segurança) para poder visualizar o documento.

Rezende explica que o aplicativo também vai gerar a CNH em PDF. “Se precisar, o usuário poderá enviar uma cópia autenticada por e-mail ou até WhatsApp”, afirma.

Expectativa

Muitos goianos ainda desconhecem a novidade. Porém, para quem já ouviu falar, ela é aguardada com grande expectativa.

“Vi propagandas e fui buscar informações sobre o assunto na internet. Como estou tirando a carteira, já poderei ter mais uma opção”, disse a estudante Erivânia Becker Coelho, de 23 anos.

Dona de uma autoescola em Aparecida de Goiânia, Vilda Silva Pereira, 59 anos, acredita que para os centros de formação não haverá consequências maiores, mas ela aprova a novidade. “É um avanço. É o futuro chegando. Hoje fazemos quase tudo via sistema”, concluiu.

O decorador interno Alessandro da Silva Lopes, de 38 anos, nunca dirigiu sem portar a CNH. Apesar da boa memória, ele também deseja usufruir da novidade e espera que o acesso seja fácil.

“Não tenho muita habilidade com tecnologia, mas acredito que isso não será um empecilho para usar a versão digital. É só treinar também”, disse.

Lopes também espera que a CNH-e seja segura. “Isso me deixa apreensivo. Se o celular roubado, tenho receio de que o fume meus dados”, declarou.

O gerente do Detran garante a segurança do sistema. “O documento só abre no aplicativo e pede o código PIN. Se o celular for roubado, basta comunicar o Detran para bloquear o acesso naquele celular”, explicou.

Fonte: G1.com

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!