Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a primeira denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no âmbito da Operação Lava Jato, nesta segunda (12). O peemedebista é acusado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Renan já era investigado em outros inquéritos, mas é a primeira vez que ele é alvo de denúncia da Lava Jato.

Para que o senador se torne réu também nesse caso, o STF precisa aceitar a denúncia e abrir uma ação penal. O deputado federal cearense Aníbal Gomes (PMDB) também foi indiciado pela PGR.

O próximo passo da Suprema Corte é notificar Renan e Aníbal para apresentação de defesa prévia antes da análise do caso pelo tribunal.

O inquérito trata sobre a atuação dos dois parlamentares (Renan Calheiros e Aníbal Gomes) acusados de receber propina no valor de R$ 800 mil para a contratação da empresa Serveng Civilsan pela Petrobras, situação delatada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa no acordo de delação premiada.

A contrapartida por parte de Renan e Aníbal seria apoio político para manter Paulo Roberto Costa a frente da diretoria de abastecimento da Petrobras, pois ele atuaria dentro da empresa a favor da Serving.

Réu duas vezes em duas semanas

No início do mês, o peemedebista virou réu pela primeira vez em ação centrada nos pagamentos de pensão feitos a uma filha que teve fora do casamento, que teriam sido pagos com dinheiro de seu gabinete parlamentar.

O escândalo, divulgado em 2007, foi um dos fatores que o levaram a renunciar à presidência do Senado na época. Na semana passada, Renan, já réu, foi afastado da presidência do Senado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste
Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!