Quem será capaz de parar Petrúcio Ferreira? Depois de correr a eliminatória dos 100m T47 em 10s67 e bater o recorde mundial da prova que já durava mais de duas décadas, o paraibano conquistou o ouro neste domingo superando a própria marca. Com os 10h57 estabelecidos no Engenhão, Petrúcio, de apenas 18 anos, conquistou a sua primeira medalha de ouro em Paralimpíadas, com direito a dobradinha brasileira no pódio. Dono de quatro medalhas nos Jogos Paralímpicos, o alagoano Yohansson Nascimento ficou com o bronze, com 10s79. A prata foi para o polonês Michal Derus, com os mesmos 10s79. As colocações de ambos foram definidas no photo finish, já que o tronco de Derus estava um pouco mais à frente.

Petrúcio, que perdeu a mão esquerda num acidente com uma máquina de moer capim aos dois anos de idade, dominou a prova do início ao fim. A partir dos 50m finais, a distância do paraibano para Derus e Yohansson já era bastante visível. Após cruzar a linha de chegada, Yohansson, que é tricampeão mundial, fez questão de abraçar o compatriota, que no ano passado já conquistara o ouro nos 100 e 200m T47 dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto. Presente nas proximidades da tribuna de imprensa, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, foi outro a vibrar efusivamente com o feito do jovem fundista.

Petrúcio, que também é recordista mundial nos 200m, ainda corre mais duas provas na Rio 2016: o revezamento 4 x 100m rasos T42-47, nesta segunda, e os 400m T47, na sexta. A Paralimpíada do Rio é sua primeira grande competição do paraibano, já que uma lesão o impediu de largar nas três provas em que estava previsto para o Mundial de Doha 2015, pouco depois do Parapan de Toronto.

– Eu sabia que seria muito difícil de competir contra os brasileiros, que são muito fortes. Um foi melhor (Petrúcio), mas, pelo menos eu consegui superar o que tinha me vencido ontem (Yohansson) – disse Michal Derus.

O polonês, que não se classificou para os Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012 elogiou a atmosfera do Estádio Olímpico e comemorou muito a prata.

– Estou muito feliz oi ter sobrevivido nos cinco anos entre 2008 e 2013. Eu ainda estava competindo, treinando. Valeu a pena, pois hoje consegui a medalha. Eu não desisti – completou.

Mateus evangelista fica em quarto

Em outra final realizada na parte da manhã, Mateus Evangelista ficou em quarto nos 100m T37, com 11s62 de marca. O ouro foi para o sul-africano Charl du Toit, com o tempo de 11s45, a prata para o egípcio Mostafa Fathalla Mohamed, com 11s54, e o bronze para o também sul-africano Fanie Van Der Merwe, com os mesmos 11s54. Especialista no salto em distância, Mateus compete na prova na terça-feira.

– Numa final de Paralimpíada você tenta mostrar todo o seu potencial e eu acho que tinha possibilidade de ganhar essa prova. Só que a minha frequência na corrida não foi muito boa, e isso me prejudicou. Terça vou ter o salto em distância, que é uma das minhas principais provas e lá eu vou buscar medalha – disse Mateus.

Fonte: Globoesporte.com

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!