O Brasil garantiu uma medalha no futebol masculino olímpico ao golear Honduras por 6 a 0 e avançar à final contra a Alemanha, rival que a torcida estava louca para enfrentar depois do 7 a 1 da semifinal da Copa do Mundo de 2014. Na pior das hipóteses, a de nova derrota, os brasileiros subirão ao pódio para colocar a prata no peito.

Mas, ao contrário de outros esportes, em que a prata é absolutamente enaltecida, como foi, por exemplo, com os ginastas Arthur Zanetti, ouro há quatro anos, e Diego Hypolito, no futebol, ela chega a ser tratada com desdém, a ponto de os jogadores repetirem após a semifinal:

– Ainda não ganhamos nada.

Nada? Esse é o valor da medalha de prata, que o Brasil já conquistou três vezes na história: 1984, 88 e 2012.

– Para o brasileiro, segundo lugar é último. Quando eu era torcedor, sempre brincava com isso. É o que o torcedor quer, é o que nós queremos, por ser uma medalha inédita, então o pensamento é de uma grande vitória no sábado – afirmou o meia Renato Augusto.

De fato, o futebol é tratado de maneira diferente na Olimpíada. Único esporte com competições fora da cidade-sede, o Rio de Janeiro em 2016, e com restrições à convocação dos atletas, ele traz uma pressão diferente. Ao contrário de outras modalidades, em que atletas foram aplaudidos mesmo com derrotas marcantes, não há perdão. A torcida de Brasília não perdoou a seleção olímpica depois de dois empates sem gols, contra África do Sul e Iraque.

O fato de jamais ter conquistado o ouro, mesmo com equipes marcantes, com craques como Romário, Bebeto, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, também acalora o clamor pela medalha.

– Pela história do Brasil, de ter sido considerado o país do futebol, por tudo que já ganhou. Viemos buscar a medalha de ouro, fizemos um grande trabalho até aqui, e nosso objetivo é mesmo a medalha de ouro. Outros já conseguiram a prata, mas o ouro é inédito, e por isso estamos bastante focados nessa medalha. Queremos fazer história no Brasil – disse o zagueiro Marquinhos, único “não-atacante” a ter feito gols na goleada sobre Honduras.

Ou seja, daqui até sábado, quando Brasil e Alemanha se enfrentarão às 17h30, no Maracanã, os jogadores brasileiros não vão dormir pensando que já têm uma medalha olímpica garantida. É como se eles ainda não tivessem nada

Fonte: Globoesporte.com

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!