A preocupação com o vírus da zika vem fazendo órgãos esportivos do mundo inteiro usarem de todos os meios possíveis para evitar a contaminação dos atletas. Nesta quinta-feira, em evento realizado em Madri pelo Comitê Olímpico Espanhol (COE), um aplicativo foi apresentado para detectar os sintomas da doença durante os Jogos Olímpicos do Rio de 2016. Ele será mantido em uso ainda nos seis meses seguintes como forma de monitoramento.

O aplicativo foi desenvolvido com o Instituto de Saúde Global, uma organização especializada em doenças tropicais, segundo explicou o presidente do COE, Alejandro Blanco. A novidade chegou a ser oferecida para o Comitê Olímpico Internacional. Muitos atletas desistiram da competição, principalmente os golfistas, mas o espanhol Pau Gasol, que chegou a ameaçar desistir, confirmou sua participação.

– Vamos preparar um aplicativo para celular para que, se houver o menor sintoma de zika, possamos fazer um controle e um acompanhamento, que será exemplar. Nós o oferecemos ao Comitê Olímpico Internacional, mas não podiam preparar uma operação para 20 mil pessoas – disse Blanco.

Segundo o presidente do COE, houve uma redução na preocupação. Todos os atletas espanhóis receberão uma manual de segurança e recomendações gerais para os Jogos Olímpicos sobre o que devem ou não fazer. Além do aplicativo, também há um acordo com empresas para o uso de repelentes durante o período da competição.

– No Rio, as medidas são de ponta. Este aplicativo vai permitir fazer isso e os médicos vão estar lá para isso. Durante os três a seis meses depois dos Jogos, vamos manter este aplicativo funcionando para que, se após o retorno de viagem aparecer algum sintoma ou alguma doença tropical, como dengue e chicungunha, possamos controlar. Nossos desportistas podem ficar tranquilos com o atendimento médico do COE – afirmou Elena Herrero, médica da Comissão Médico-Científica do COE.

Fonte: globo.com

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!