21.7 C
Ipu
sexta-feira, março 29, 2024
Início Site

Ipueiras CE – Força Tática recupera motocicleta roubada na zona rural.

Moto recuperada.

Nesta quarta feira dia 27/03/2024, por volta das 20:00 horas, a equipe de serviço da Força Tática/Novas Russas (equipe cabo Wagner Chagas, cabo Carvalho e SD Clebson), realizava patrulhamento na Zona Rural de Ipueiras, mais precisamente na localidade de Baixa do Juá, quando Durante o patrulhamento, avistaram-se dois indivíduos conduzindo uma motocicleta Honda Bros, cor Branca e sem placa.

Ao perceberem a presença policial, os suspeitos empreenderam fuga e chegando na localidade de Caboclo abandonaram o veículo e adentraram no matagal.

A composição policial fez a apreensão o veículo e após consultar o chassi descobriu que trata-se de um veículo com queixa de roubo, onde a mesma teria sido furtada no último dia 24 /03/2024 na  Cachoeiras do Tamanduá, município de Ipueiras.

A motocicleta foi levado até a sede da 2ª Cia do 7º BPM para posterior apresentação à delegacia de polícia civil, a fim de realizar os devidos procedimentos legais.

 

com informações do repórter Gonçalinho Rodrigues

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Chefe de grupo criminoso é preso suspeito de mandar matar diretor de escola indígena na Grande Fortaleza

Geraldo Tapeba, diretor de escola indígena é assassinado na Grande Fortaleza. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Geraldo Tapeba, diretor de escola indígena é assassinado na Grande Fortaleza. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Um homem de 26 anos foi preso suspeito de mandar matar o diretor de uma escola indígena, identificado como Geraldo Barbosa da Silva Filho Tapeba. Ele é também apontado como chefe de um grupo criminoso da região. A vítima foi assassinada a tiros no último dia 4 de março, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele tinha 41 anos e estava à frente da Escola Índios Tapeba, localizada no mesmo município.

A Secretaria da Segurança Pública informou ainda que celulares foram apreendidos pelos investigadores. O suspeito preso nesta quarta já responde por crimes de receptação. Ele foi capturado no bairro Pedreira, também em Caucaia.

Geraldo ainda foi socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu. A secretaria disse ainda que as investigações deste caso continuam, com o objetivo de prender os executores, que já foram identificados pelos policiais civis, além de descobrir a motivação do crime. Lideranças e entidades indígenas lamentaram a morte de Geraldo.

A Polícia Militar, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Perícia Forense foram acionados ao local do crime, e colheram informações que subsidiarão a apuração policial.

As investigações estão a cargo do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Metropolitana de Caucaia, que busca elucidar o caso, bem como capturar os suspeitos da ação criminosa.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Conheça a origem da tradição católica de não comer carne na Semana Santa

Prática de comer peixe na Sexta-Feira Santa vem das tradições sobre a abstinência de carne — Foto: GETTY IMAGES
Prática de comer peixe na Sexta-Feira Santa vem das tradições sobre a abstinência de carne — Foto: GETTY IMAGES

No calendário católico, a Páscoa é a celebração mais importante do ano. No período, os fiéis são chamados à abstinência da carne como forma de recordar os sacrifícios de Jesus. A prática tem origem nas celebrações da cultura judaica e, atualmente, segue orientações adotadas pela Igreja Católica.

Evitar o consumo da carne vermelha e do frango é prática reservada para dois dias desse período: a Quarta-Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa. Nestes dias, é comum que o peixe seja escolhido como substituição.

Fora isso, os fiéis também devem fazer abstinência de carne em todas as sextas-feiras do ano, explica o padre Bruno Moreira, vigário episcopal da Região Metropolitana de São José na Arquidiocese de Fortaleza. A exceção é quando grandes solenidades religiosas caem na sexta-feira, como seria o caso do Natal.

Como contextualiza, os cristãos adotaram a abstinência da carne por influência das celebrações antigas da cultura judaica.

Até os dias atuais, os rituais ligados à introspecção e às restrições alimentares marcam os tempos solenes da religião judaica. Como é o caso do tradicional jejum na celebração do Yom Kippur (Dia do Perdão), considerada a data mais sagrada do calendário hebreu.

No catolicismo, a Quaresma é marca o tempo de reflexão e sobriedade em preparação para a Páscoa. O comportamento e as práticas alimentares da Quaresma estão intimamente ligadas ao surgimento do Carnaval, com origens na Idade Média.

“A festa do Carnaval vem daí, a festa da carne. Eles comiam carne durante todo esse período para passar aqueles 40 dias abstendo-se de carne”, recorda padre Bruno Moreira.

Dentre as tradições que se perpetuaram no cristianismo, a abstinência da carne em dias específicos está descrita no Código de Direito Canônico, conjunto de leis que rege diversos segmentos da Igreja Católica, incluindo práticas a serem observadas pelos fiéis.

Os dias de abstinência

 

A venda de peixe fresco é impulsionada no período em que cristãos evitam as carnes vermelhas e as aves. — Foto: Kilvia Muniz/ SVM
A venda de peixe fresco é impulsionada no período em que cristãos evitam as carnes vermelhas e as aves. — Foto: Kilvia Muniz/ SVM

Não comer carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa são formas de mortificação e penitência para vivenciar a celebração dos grandes mistérios da fé cristã: a morte e a ressurreição de Jesus.

Durante todo o ano, as sextas-feiras também são dias de recordar a Paixão de Cristo. Conforme o padre Bruno Moreira, a prática da abstinência nesses dias é uma forma de prolongar a celebração desses mistérios.

Na Sexta-Feira Santa, os católicos fazem memória ao dia em que Jesus foi crucificado. Para este dia, a Igreja orienta também que se faça o jejum.

O vigário explica que o jejum é diferente da abstinência de carne: além de evitar carne vermelha e aves, o fiel deve escolher apenas uma refeição completa para fazer durante o dia, deixando que as outras virem refeições pequenas ou lanches.

Na Sexta-Feira Santa, o horário das 15 horas é o período em que toda a Igreja se une para celebrar a Paixão de Cristo. Na tradição católica, esse é o horário em que Jesus morreu. Pelo simbolismo desse dia, existem orientações que vão além das práticas alimentares.

“É o nosso gesto de também estar com Jesus na cruz. E nesse dia, várias obras de penitência poderão ser feitas. Não é só você se abster de carne ou de algum alimento, mas também o jejum e a caridade, que é o gesto mais profundo. É até recomendado que você possa doar esse alimento do qual você se abstém para alguma pessoa que não tem”, complementa o padre.

 

Assim, o convite para os fiéis é que a reflexão espiritual esteja também presente para dar sentido e demarcar uma das celebrações mais fortes do ano litúrgico católico.

Quem está dispensado da abstinência

 

A tradição prevê que nem todos terão condições de seguir o jejum e a abstinência. Por isso, existem os casos de fiéis que são dispensados destas práticas.

Conforme o padre Bruno Moreira, um dos quesitos é a idade: o jejum e a abstinência de carne devem ser observados apenas pelas pessoas que tenham entre 15 anos e 60 anos.

Outro fator é se a pessoa tem alguma condição de saúde que impeça a prática, como em casos de pacientes com diabetes. Em resumo, ele lembra que a saúde deve vir em primeiro lugar.

Para estes casos acima, o vigário explica que existe a alternativa de substituir o jejum e a abstinência pelas práticas de caridade.

Essa alternativa também existe para quem não puder fazer abstinência de carne em alguma outra sexta-feira do ano. Conforme prescrito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a prática pode ser substituída por obras de caridade e exercícios de piedade.

Fonte

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Governo anuncia concurso com mais de mil vagas para o sistema socioeducativo do Ceará

As inscrições terão início em 17 abril, por meio do site da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará. — Foto: Divulgação/Freepik
As inscrições terão início em 17 abril, por meio do site da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará. — Foto: Divulgação/Freepik

O Ceará terá um concurso com mais de mil vagas para o sistema socioeducativo. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas anunciou nesta quarta-feira (27).

Serão 1.080 vagas, com cargos para nível médio e superior. O edital será publicado ainda na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje.

As inscrições terão início em 17 abril, por meio do site da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará.

Ainda de acordo com as informações do governo, o concurso irá selecionar profissionais que irão acompanhar a aplicação das políticas socioeducativas e ressocialização de jovens dos 19 centros do Estado:

  • Para o nível médio, onde estão disponibilizadas a maior parte das vagas, serão 964 cargos de socioeducador;
  • Para o nível superior, são 116 divididas em: 50 vagas para analista socioeducativo (serviço social); 49 para a área da psicologia e 17 vagas para pedagogia.

 

“Muito estudo, muito trabalho a quem vai prestar o concurso, porque nós queremos lhe contratar para servir ao povo cearense no sistema socioeducativo. Esse é o primeiro concurso da área e nós tivemos um avanço muito grande. Antes, tínhamos um convênio (para a contratação de funcionários), então, o ex-governador Camilo Santana criou a superintendência e agora teremos servidores concursados”, pontuou Elmano.

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Fortaleza tem a quinta maior população de rua do país

Mais de oito mil pessoas vivem nas ruas de Fortaleza em situação de vulnerabilidade extrema.  — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares
Mais de oito mil pessoas vivem nas ruas de Fortaleza em situação de vulnerabilidade extrema. — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares

Fortaleza é uma das 59 cidades da lista prioritária divulgada pelo governo federal para receberem apoio técnico no combate à fome e na promoção de alimentação saudável. Dentre os critérios para basear a lista, a capital cearense aparece com a quinta maior população de rua no país: são 8.404 pessoas vivendo fora do lar.

A seleção das cidades foi definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e inclui uma segunda cidade cearense: Caucaia, com 464 pessoas vivendo nas ruas.

A estratégia “Alimenta Cidades” foi publicada em uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27).

As cidades listadas podem fazer o pedido para integrar o programa até 15 de abril. E as ações deverão ser implementadas até dezembro de 2026 (veja portaria aqui).

Das 59 cidades, estas são as 10 que possuem maior população em situação de rua:

  1. São Paulo: 66.544
  2. Rio de Janeiro: 16.664
  3. Belo Horizonte: 13.028
  4. Salvador: 8.783
  5. Fortaleza: 8.404
  6. Brasília: 7.997
  7. Recife: 2.724
  8. Campinas: 2.534
  9. Guarulhos: 1.627
  10. Goiânia: 1.609

 

Ações de combate à fome nas cidades

Em dezembro do ano passado, o governo federal instituiu a “Estratégia Nacional de Alimentação Saudável nas Cidades” para ampliar a oferta de refeições saudáveis, reduzir o desperdício de comida e incentivar a utilização de resíduos como insumo em novos ciclos de produção de alimentos.

Em cooperação com estados e municípios, a proposta é fortalecer as cozinhas solidárias, diminuir o consumo de ultraprocessados por crianças e adolescentes e desenvolver ações de educação alimentar nas escolas.

De acordo com esse estudo, 20 milhões de brasileiros ainda vivem em situação de insegurança alimentar grave e ficam um dia ou mais sem comer.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Casal é assassinado dentro de casa no CE, por ex que não aceitava fim do relacionamento

Um casal foi assassinado a tiros, nesta terça-feira (26), em uma residência na cidade de Maracanaú, na Grande Fortaleza. Testemunhas relataram que o atirador, que é ex-namorado da vítima, não aceitava o fim do relacionamento; a principal suspeita é que o crime tenha sido por motivos passionais.

A jovem Bruna Vitória, de 22 anos, e o atual namorado estavam na casa dela almoçando quando o criminoso invadiu o local e disparou vários tiros. Logo depois, fugiu e, até a última atualização desta reportagem, não havia sido encontrado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou o óbito do casal. A perícia técnica também foi acionada.

A Delegacia Metropolitana de Maracanaú investiga o caso.

A jovem tinha apenas 22 anos e estava com o atual namorado. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares
A jovem tinha apenas 22 anos e estava com o atual namorado. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Fundef: pagamento da 3ª parcela do precatório é adiado e não tem previsão para pagamento

Legenda: Professores terão direito a 60% dos precatórios do Fundef enviados ao Ceará Foto: Fabiane de Paula

O pagamento da 3ª parcela dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) para os professores da rede estadual de ensino, que estava previsto para ocorrer no dia 1º de abril, foi adiado pelo Governo do Ceará.

Conforme as secretarias da Educação e do Planejamento e Gestão informaram nesta quinta-feira (28) a medida foi tomada por questões técnicasA nova data do pagamento não foi informada.

“As secretarias informam que estão trabalhando para que o pagamento seja realizado o mais breve possível”.

O sindicato Apeoc, que tem como membros servidores públicos do estado que atuam na Educação e Cultura, criticaram o atraso anunciado pelo Governo do Estado.

“Tomaremos todas as medidas jurídicas cabíveis para que se efetive o pagamento da 3ª parcela dos Precatórios do Fundef o mais rápido possível, pois os profissionais da educação do estado do Ceará exigem e merecem respeito. A nota absurda do governo sequer aponta nova data de pagamento”, diz um trecho da nota.

R$ 629 milhões

 

No Ceará, 50 mil profissionais da educação vão receber os recursos. Todos os detalhes sobre o recebimento do dinheiro estão disponíveis neste link.

Serão distribuídos mais de R$ 629 milhões. Do montante de precatórios do Fundef recebido pelo Ceará, os professores ficam com 60%, repassados sem incidência de Imposto de Renda. Os outros 40% são destinados ao Tesouro Estadual para viabilizar outras ações de melhoria da educação.

“O nosso trabalho é para que na próxima folha esse pagamento aconteça para professores e professoras do estado do Ceará. Esse gesto é um gesto de reconhecimento aos nossos professores e nossas professoras”, afirmou Elmano.

No total, 50.240 professores vão receber o dinheiro. Todos os beneficiados são profissionais da educação que trabalhavam na rede pública estadual entre 1º de agosto de 1998 e 31 de dezembro de 2006.

Até agora, já foram pagas duas parcelas dos precatórios: a primeira em fevereiro de 2023, com R$ 745 milhões sendo distribuídos, e a 2ª parcela foi paga em agosto, um total R$ 941,7 milhões.

Dúvidas

 

Com o intuito de tornar os procedimentos mais ágeis e autônomos, evitando deslocamentos e custos financeiros, bem como atender aos protocolos de segurança das informações entre os agentes envolvidos, as dúvidas sobre o pagamento do abono devem ser encaminhadas exclusivamente para o endereço: [email protected].

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ararendá é destaque no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) de 2023

Ararendá mais uma vez se destaca como referência nacional em qualidade educacional! De acordo com o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) de 2023, Ararendá alcançou a posição de destaque, conquistando o primeiro lugar com uma pontuação de 7.3.

Esta conquista é resultado do compromisso e dedicação de toda a comunidade educacional de Ararendá, incluindo professores, alunos, gestores e demais profissionais envolvidos.

Em segundo lugar no ranking, temos o município de Cruz, com uma pontuação de 7.0, seguido por Milhã, em terceiro lugar, com 6.7 pontos.

Segundo o prefeito Dr. Alexandre Félix “Nosso município tem se destacado continuamente por investir na educação e priorizar o desenvolvimento integral dos nossos estudantes, na capacitação dos professores, lembrando que a gestão ofertou reajuste acima do piso determinado do MEC, vem investindo fortemente em obras de grande potencial estrutural nas escolas do município, escola profissionalizante, creches e etc.”

O Gestor, ressaltou a importância da participação da escola dentro de casa, com a participação dos pais diretamente no processo educativo dos alunos não só participando no dia a dia escolar, mais também no incentivo educativo! Além da importância do legislativo municipal, com os vereadores sempre apoiando projetos voltados a educação do município.
Estamos honrados por liderar esse ranking e por contribuir para o fortalecimento da educação em todo o Brasil. Disse.

Os dados são da organização Roda Educativa, antiga Comunidade Educativa Cedac, que faz a gestão do indicador, e são relativos à comparação com 2019 — ou seja, antes da pandemia de Covid.

O Ceará ficou em destaque com 70 municípios entre os 500 com maiores avanços no indicador. O levantamento aponta que outros estados do Nordeste também registraram bons resultados — como Pernambuco, que manteve a classificação mais alta, chamada de “otimizado” no pós-pandemia.

Essa classificação é para estados que oferecem mais oportunidades educacionais e que registraram avanço significativo na comparação com a série histórica. A organização analisa informações de governos estaduais e municipais. “[São] municípios que demonstram crescimento mais expressivo no quadriênio 2019-2023, acima de 4,3%”, afirma a organização.

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Fugitivos de Mossoró ficaram a 3 metros de distância de policiais durante buscas

Legenda: Dupla está foragida desde o dia 14 de fevereiro Foto: Reprodução

Foragidos há mais de um mês, os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró teriam ficado a menos de três metros de policiais, durante as buscas. A informação foi revelada por um casal rendido por Deibson Nascimento e Rogério Mendonça em 16 de fevereiro.

De acordo com o Metrópoles, a dupla invadiu a casa das vítimas portando pedaços de madeira e exigindo jantar. Durante a passagem pelo local, que durou aproximadamente quatro horas, os comparsas ainda assistiram televisão, pediram celulares e realizaram ligações.

Para o casal, os fugitivos contaram que quase haviam sido capturados na noite anterior, após um helicóptero se aproximar da região de mata fechada onde estavam escondidos. Tentando escapar, eles teriam deixado uma camiseta e um lençol para trás, itens encontrados pela corporação posteriormente.

Em depoimento, as testemunhas também relataram que uma equipe da Polícia Penal quase avistou os foragidos, enquanto a dupla assistia televisão na varanda, por volta de 0h. A viatura da corporação teria passado pela rua da residência e abordado um grupo de moradores, assustando Deibson e Rogério.

Com medo de serem descobertos, eles exigiram que as vítimas se trancassem dentro de casa e fugiram em direção à mata.

RELEMBRE O CASO

Detidos em setembro do ano passado, Deibson e Rogério foram transferidos do sistema penitenciário do Acre para a unidade de segurança no Rio Grande do Norte, de onde escaparam no dia 14 de fevereiro.

A fuga desencadeou inúmeras buscas em municípios próximos e mobilizou mais de 300 agentes, de acordo com Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública.

QUEM SÃO OS FUGITIVOS?

Naturais do Acre, os fugitivos são membros de uma facção criminosa de origem carioca, com atuação nacional e internacional.

 

 

Também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”, Deibson Nascimento está envolvido em 34 processos na Justiça do estado de origem. Ele responde por crimes como formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo, tendo sido condenado a 33 anos de prisão.

Já Rogério Mendonça, apelidado como “Martelo”, responde por roubo, violência doméstica e homicídio qualificado. Com pena de 74 anos de prisão, o fugitivo tem mais de 50 processos e possui uma suástica (simbolo nazista) tatuada na mão.

 

Diário do Nordeste

 

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Litígio CE x PI – Novo estudo, defende que Piauí teria ocupado áreas do Ceará

Ceará e Piauí
Legenda: Estudo feito pelo Grupo de Trabalho do Litígio, implementado pelo Governo do Ceará em 2023, mostra que o Piauí teria ocupado terras cearenses Foto: Cid Barbosa/Arquivo SVM

A disputa entre o Ceará e o Piauí por território localizado no limite entre os dois estados pode ter uma reviravolta. O impasse secular chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011, quando o Governo do Piauí alegou que parte do território de 13 municípios cearenses — todos localizados na Serra da Ibiapaba — pertence ao território piauiense.

Agora, um novo estudo deve ser apresentado ao Supremo, como parte da defesa do Governo do Ceará, pontuando o oposto: na verdade, foi o Piauí que avançou sobre territórios cearenses. A conclusão é de análise desenvolvida pelo Grupo de Trabalho do Litígio, implementado pelo governador Elmano de Freitas (PT) em março de 2023.

O estudo foi comandado pela professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC), Vanda de Claudino Sales, pelo professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece), João Sílvio Dantas de Morais, e pelo analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Cleyber Nascimento de Medeiros.

A nota técnica “Origens e Mapeamento da Divisa Histórica entre Ceará e Piauí: o sopé ocidental da Serra da Ibiapaba” terá o conteúdo apresentado no próximo dia 5 de abril, na Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

REDEFINIÇÃO DA DIVISA

Eles realizaram um mapeamento geológico-geomorfológico para definir, com precisão, onde começa o sopé ocidental da Serra da Ibiapaba. Essa definição é importante porque diversos documentos históricos, ainda no século 18, apontam que essa divisa natural determina o limite entre os estados do Ceará e do Piauí.

No processo, o Piauí usa como principal argumento para reivindicar as terras cearenses o Decreto Imperial nº 3.012, assinado pelo imperador D. Pedro II em 1880. Contudo, segundo a argumentação cearense, o decreto delimita apenas duas áreas permutadas pelos Estados: a freguesia de Amarração e a comarca de Príncipe Imperial. Não descrevendo, portanto, toda a divisa entre os estados vizinhos.

Por outro lado, o sopé ocidental da Serra da Ibiapaba era utilizado para descrever o limite entre os territórios desde documentos datados de 1718, quando o Piauí ainda pertencia ao Estado do Maranhão.

A análise técnica permitiu aos pesquisadores identificar que, ao contrário do alegado pelo Governo do Piauí, teria sido, na verdade, o estado vizinho quem ocupou terras cearenses. A conclusão do estudo pondera ainda que, ao invés do requerido pelo Piauí — de que parte dos territórios de 13 municípios cearenses passem a ser piauienses —, o Ceará é que está com uma porção de terra menor do que a devida e, portanto, a divisa deveria ser alterada favorecendo o Ceará.

LITÍGIO CEARÁ E PIAUÍ

Desde 2011, tramita no STF o processo de litígio entre Ceará e Piauí, no qual o estado vizinho reivindica parte do território de 13 municípios cearenses localizados na Serra da Ibiapaba, totalizando quase 3 mil quilômetros quadrados.

As cidades cearenses e as respectivas áreas pleiteadas no litígio são: Poranga (66,3%), Croatá (32,4%), Tianguá (20,9%), Guaraciaba do Norte (19,7%), Ipueiras (19,2%), Carnaubal (16,7%), Ubajara (15,8%), Ibiapina (14,5%), São Benedito (13,5%), Ipaporanga (7,7%), Crateús (6,1%), Viçosa do Ceará (5,7%) e Granja (1,7%).

Estudos apresentados pelo Governo do Ceará em fevereiro de 2024 mostram que quase 9 em cada 10 pessoas — somando percentual de 87,5% — que vivem na área em disputa declaram preferência por pertencer ao Ceará, caso seja preciso escolher.

Além disso, equipamentos como escolas, unidades de saúde, torres eólicas, Unidades de Conservação (UCs), assentamentos rurais e quilombolas, terras indígenas e sítios arqueológicos somam 383 bens pertencentes ao Ceará, mas localizados no trecho em disputa.

Atualmente, o processo do STF está em fase de perícia territorial, de responsabilidade do Exército brasileiro. Houve um atraso nesta etapa por conta da pandemia, mas a previsão é de que a análise seja finalizada ainda em 2024.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Acusados de integrar facções e expulsar moradores em Fortaleza são absolvidos pela Justiça

Moradores da Babilônia, no Barroso, viveram sob tensão e ameaças de expulsões, em 2018
Legenda: Moradores da Babilônia, no Barroso, viveram sob tensão e ameaças de expulsões, em 2018 Foto: Natinho Rodrigues
Oito acusados de integrar facções criminosas e de expulsar moradores de residências em Fortaleza foram absolvidos pela Justiça Estadual, em um processo criminal. A decisão foi proferida no dia 11 de março deste ano e publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) da última sexta-feira (22).

A Vara de Delitos de Organizações Criminosas considerou, na decisão, que “não há prova suficiente para justificar a condenação dos acusados” e os absolveu “de todas as imputações presentes na denúncia”.

Francisco César Rodrigues dos Santos, Francisco Leudo Augusto da Silveira, Francisco Michael Lima Soares, Marcos de Souza Alves, Mateus da Silva Maciel, Rafael Oliveira do Vale e Robson Linhares Dias foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Já Alexandre Felix Clementino foi acusado pelos mesmos crimes, além de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Os oito homens foram reunidos em uma investigação da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Polícia Civil do Ceará (PCCE), que investigava uma disputa entre duas facções criminosas (uma de origem cearense e a outra, carioca), que resultou em expulsões de moradores de duas comunidades próximas, em Fortaleza: a Babilônia, no bairro Barroso, e o Gereba, no Jangurussu.

 

“Segundo relatado nos autos, a Draco vinha recebendo várias denúncias sobre a existência de conflito entre as facções, tendo tomado conhecimento de que as ditas organizações criminosas estariam invadindo residências para expulsar os moradores, a fim de que fossem utilizadas para o armazenamento de drogas ilícitas”, narra a sentença.

 

A investigação chegou aos acusados a partir de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, que também demonstraram outros crimes cometidos pelos dois grupos criminosos. A Vara de Delitos de Organizações Criminosas concluiu que a materialidade do crime foi demonstrada (isto é, as conversas provaram o cometimento de crimes), mas não existiam provas suficientes para condenar os homens denunciados.

CHEFE DE FACÇÃO RESPONDE A OUTRO PROCESSO

 

Apontado como um dos fundadores e principais chefes da facção cearense envolvida nessa disputa, Auricélio Sousa Freitas, o ‘Celim da Babilônia‘, também foi acusado pelo Ministério Público neste processo, por integrar organização criminosa.

Entretanto, ‘Celim’ não foi julgado nesta ação penal, porque a Vara de Delitos de Organizações Criminosas reconheceu a litispendência de processos (ou seja, a repetição de acusações), em relação a Auricélio Freitas e a outro réu, José Willame Lima Benício – como foi pedido pelas defesas.

O colegiado de juízes entendeu que os nomes dos dois homens devem ser excluídos deste processo, já que eles são acusados e continuam a responder a outros processos, por integrar organização criminosa.

A Justiça Estadual ainda extinguiu a punibilidade de dois réus, assassinados a tiros durante o andamento do processo criminal: Caio Vitor Bezerra dos Santos, morto no dia 20 de agosto de 2019; e Eugênio Duarte de Sousa, executado no dia 1º de setembro do mesmo ano.

 

 

Diário do Nordeste

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Aposta única de Recife leva prêmio avaliado em R$ 118 milhões da Mega-Sena

Uma aposta simples de Recife , Pernambuco, acertou sozinha as seis bolsas do concurso 2705 da Mega-Sena nesta terça-feira (26). O prêmio é de mais de R$ 118 milhões.

Outras 182 apostas acertaram as cinco peças e levaram R$ 32,7 mil cada. No Ceará, seis apostas oriundas das cidades de Barbalha, Baturité, Fortaleza e Reriutaba acertaram a quina.

Cerca de 10,2 mil apostas acertaram quatro moedas e ganharam R$ 834,93 cada. O sorteio aconteceu às 20h e foi transmitido ao vivo pelo perfil das Loterias Caixa no Facebook e no canal da Caixa Econômica Federal no Youtube.

O próximo concurso será sorteado no dia 30 de março e a estimativa do prêmio é de R$ 4 milhões .

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Morre João Vicenti, da banda Nenhum de Nós, aos 58 anos

Músico João Vicenti da banda Nenhum de Nós
Legenda: Artista tinha 58 anos Foto: Reprodução/Instagram

Conhecido por integrar o grupo gaúcho Nenhum de Nós, o músico João Vicenti Vieira faleceu, aos 58 anos, na noite dessa terça-feira (26). O artista estava internado em um hospital em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tratando um câncer no rim, de acordo com informações da Folha de S.Paulo.

Em nota publicada no Instagram, o grupo musical lamentou a morte do artista e agradeceu o carinho dos fãs: “Este é um momento de profunda tristeza para todos nós. Agradecemos imensamente o carinho de todos. Assim que possível, compartilharemos mais informações”.

 

Em janeiro, os membros do Nenhum de Nós chegaram a pedir doações de sangue para o músico, que já estava em tratamento contra a doença.

Também através de comunicado, a cidade de São Gabriel, onde o músico nasceu, decretou luto oficial de três dias. “Músicos de todo o País lamentam a perda do artista […] O prefeito Lucas Menezes decreta, a partir de quarta-feira, luto oficial de três dias em memória ao consagrado artista”.

 

O velório de João Vicenti será realizado nesta quarta-feira (27), a partir das 10h, no Crematório Metropolitano, na capital gaúcha.

QUEM ERA JOÃO VICENTI?

Filho do famoso gaiteiro Lídio Vieira dos Santos, o músico se destacou no cenário do rock nacional ao introduzir o acordeon em melodias do gênero. Ele fazia parte da banda Nenhum de Nós desde 1994, tendo subido ao palco com o grupo em mais de duas mil apresentações. Ele tocava gaita e acordeom com o grupo.

 

 

 

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Bando armado invade loja e rouba dezenas de celulares em Mauriti no Ceará

Um grupo armado e encapuzado invadiu uma loja de celulares e roubou dezenas de aparelhos, além de outros eletrônicos no distrito de Palestina, em Mauriti, no Cariri cearense, na noite desta segunda-feira (25).

A câmera de segurança do estabelecimento registrou o momento que quatro homens, dois deles de arma em punho, renderam o funcionário do estabelecimento. Em seguida, eles pegaram produtos do local e chegaram a quebrar o vidro de uma vitrine onde estavam vários celulares.

Após o roubo, o grupo fugiu em um carro e a Polícia Militar foi acionada ao local. O caso é investigado pela Delegacia Municipal de Mauriti, que realiza apurações para identificar e prender os suspeitos.

Criminosos levaram dezenas de celulares e equipamento eletrônicos — Foto: Reprodução
Criminosos levaram dezenas de celulares e equipamento eletrônicos — Foto: Reprodução

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Motorista morre após perder controle de caminhonete e cair em açude no interior do Ceará

Motorista morre após perder controle de caminhonete e cair em açude no interior do Ceará.

Um homem de 41 anos, identificado como Antonio Rodrigues de Oliveira, morreu após a caminhonete que ele dirigia cair em um açude de Quiterianópolis, no interior do Ceará. O acidente aconteceu nesta terça-feira (26).

O açude fica na Vila Santa Rita, zona rural de Quiterianópolis. Um vídeo feito após o acidente mostra parte do carro, que ficou submerso no reservatório.

O veículo passava na parede um açude, quando o motorista perdeu o controle do veículo, desceu a ribanceira e caiu dentro do Açude do Valfrido.

Antonio Rodrigues de Oliveira, 41 anos, morreu após cair em açude do Ceará. — Foto: Reprodução
Antonio Rodrigues de Oliveira, 41 anos, morreu após cair em açude do Ceará. — Foto: Reprodução

Testemunhas se juntaram para tentar resgatar a vítima. O motorista foi retirado do carro e levado ao Hospital Quitéria de Lima, em Quiterianópolis, mas já chegou morto à unidade.

A Polícia Militar compareceu ao local do acidente, e colheu mais informações para ajudar na investigação do caso. A Perícia Forense também foi acionada. A Delegacia Municipal de Quiterianópolis investiga o caso.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Posto da Polícia Rodoviária desaba durante forte chuva no Ceará

A cobertura do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE) na Avenida Presidente Castelo Branco, a CE-040, em Aquiraz, desabou na manhã desta quarta-feira (27), durante a chuva que ocorre desde a madrugada em Fortaleza, na Região Metropolitana e no interior.

Com a queda da cobertura, veículos da polícia foram atingidos. Ninguém se feriu. No momento do acidente ocorria a troca de turno entre os agentes e havia poucas pessoas no local.

Ainda conforme o agente, a estrutura não estava comprometida e havia recentemente passado por uma reforma recente.

Imagens feitas pela reportagem da TV Verdes Mares mostram a fachada caída. É possível ver que a estrutura onde ficam os agentes ficou preservada.

Sobre o acidente, a Polícia Militar afirmou que a queda da estrutura deu-se por conta das fortes chuvas que as providências necessárias já são adotadas.

As equipes da Superintendência de Obras Públicas (SOP) estão em deslocamento para o local, com guindaste e caminhões, para fazer a remoção do material e, em seguida, iniciar a instalação da nova cobertura.

Reforçou ainda que não houve vítimas, que o policiamento no local não será prejudicado.

Estrutura desabou por volta das 6h da manhã durante a troca de turnos dos agentes. — Foto: Tatiana Alencar/Sistema Verdes Mares
Estrutura desabou por volta das 6h da manhã durante a troca de turnos dos agentes. — Foto: Tatiana Alencar/Sistema Verdes Mares

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Prefeitura de Ararendá realiza ação contra a Dengue

Os agentes de endemias, sob a coordenação da Secretaria de Saúde de Ararendá, estão intensificando suas atividades neste feriado de segunda-feira (25), com trabalhos de limpeza em quintais e locais de risco, além de fornecer orientações aos moradores na sede da cidade, no combate ao mosquito da dengue.

Neste momento é importante a participação de cada um, evitando água parada em pneus, latas e garrafas vazias, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetos que acumulam água.

Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. Assim, contribuindo para a prevenção dessa doença.

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

“Samurai” e uma mulher são mortos em atentado em Ipu CE

Na manhã desta terça-feira (26/03), um atentado a bala na estrada que dá acesso ao sertão do município de Ipu, Ceará, vitimou fatalmente o homem identificado como Gilliard Ferreira do Nascimento, conhecido como “Samurai”, de 40 anos, e Ana Glaucia Ferreira de Sousa, de 40 anos, que era baba do filho dele.

Segundo informações, ambos estavam em um Fiat Toro quando foram alvejados por disparos de arma de fogo por indivíduos ainda não identificados. Ana Glaucia, ainda conseguiu manter o controle e levar Samurai até o hospital, onde ambos receberam atendimento médico.

Infelizmente, ambos não resistiram aos ferimentos e faleceram.

Investigação:

A Polícia Civil investiga o caso e busca identificar os autores do crime. A motivação do atentado ainda é desconhecida.

Outros atentados

Samurai, natural de Pires Ferreira, já havia sofrido outras tentativas de homicídio no município de Ipu. O corpo da vítima deverá ser enviado para o núcleo da perícia forense na cidade de Crateús.

 

Ipu Notícias

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Santa Quitéria CE – Mulher morre afogada ao ser arrastada por rio

Uma mulher de 53 anos foi encontrada sem vida na tarde desta segunda-feira (25/03), às margens do rio Jacurutu, na localidade de Jacuípe, distante 15 quilômetros do distrito de Malhada Grande, em Santa Quitéria. O caso foi informado à Polícia Militar por volta das 12h30.

Segundo informações repassadas por populares, Maria do Carmo do Nascimento de Sousa Brandão, residente na fazenda Socorro, teria sido carregada pela correnteza do rio, vindo a se afogar e foi a óbito.

O corpo foi retirado da água, a Perícia Forense foi acionada e fez a remoção para o IML de Canindé.

 

A Voz de Santa Quitéria

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, é internado: ‘Muito grave’

Legenda: Ainda na noite dessa segunda-feira (25), a equipe de Anderson negou a morte dele Foto: Reprodução/Instagram/@cantorandersonleonardo
Legenda: Ainda na noite dessa segunda-feira (25), a equipe de Anderson negou a morte dele Foto: Reprodução/Instagram/@cantorandersonleonardo

O vocalista do Grupo Molejo, Anderson Leonardo, 51 anos, voltou a piorar, conforme informou boletim médico divulgado nesta manhã de terça-feira (26). A assessoria de impressa do cantor se manifestou e alertou o público sobre a gravidade da doença.

O caso dele é sério, muito grave, e a doença está muito agressiva. Ele, no momento, não está sedado, mas não está consciente. Os médicos estão reunidos com a família para dar mais orientação sobre o momento”, contou Andreia Assis, assessora do artista, ao Gshow.

O vocalista trata um câncer na região inguinal desde 2022. Na última semana, ele passou por tratamento para melhorar as dores causadas pela doença, no entanto, no domingo (24), ele voltou a ser internado no Hospital Unimed-Rio, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

“Anderson de Oliveira encontra-se internado com quadro de saúde delicado devido a intercorrências, inspirando cuidados médicos e sem previsão de alta por ora”, afirma o boletim médico assinado pelo elo médico oncologista João Paulo Fogacci de Farias.

Ainda na noite dessa segunda-feira, a equipe de Anderson chegou a negar a morte dele. “Ele está vivo e continua sob cuidado e companhamento médico. Pedimos a todos que continuem em orações”, escreveu a assessoria em uma nota publicada nas redes sociais.

 

DN

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3