19.9 C
Ipu
quinta-feira, janeiro 24, 2019
Início Site

BBB19: Vanderson é excluído do reality show

O biólogo e professor Vanderson, de 35 anos, foi excluído do Big Brother Brasil 2019. Na manhã desta quarta-feira (23), adelegada Rita Salim, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (DEAM), no Rio de Janeiro, compareceu aos estúdios da Globo para conduzi-lo a prestar depoimento.

Receba no seu Whatsapp as novidades sobre o mundo dos famosos (e muito mais)

O departamento recebeu a solicitação da Polícia Civil do Acre, estado do participante, onde ele é investigado por agressão, atentado ao pudor e estupro.

Como ele precisou sair da casa, a produção decidiu pela eliminação do participante e não colocará mais ninguém na disputa.

O apresentador Tiago Leifert entrou ao vivo e informou aos brothers que “Por uma questão jurídica, Vanderson teve que sair do confinamento e ter contato com o mundo exterior, por isso ele está desclassificado. Jogo que segue para vocês”. Ele pediu para os confinados arrumarem as coisas do acreano e deixarem as malas na despensa.

Entenda o caso

O biólogo e professor teve três boletins de ocorrência abertos contra ele e é investigado por lesão corporal no âmbito da violência doméstica, estupro e importunação ofensiva ao pudor.

No caso do estupro, a delegada encarregada do caso, Juliana de Angelis Carvalho, confirmou ao UOL que a relação começou consensual, mas depois a vítima foi forçada a realizar atos contra sua vontade.

Um dos casos que ficou público, mas que não está no inquérito, foi o de Maíra Azevedo, de 27 anos. Ela contou ao Yahoo que, no período em que namoravam, Vanderson era muito agressivo quando contrariado e chegou a agredi-la. “Tínhamos voltado de uma festa e começamos uma discussão boba dessas de relacionamento, quando ele segurou meu cabelo ao mesmo tempo que apontava o dedo na minha cara e gritava. Não conseguia me soltar”.

A família de Vanderson, juntamente do advogado, negam todas as acusações e dizem que vão tomar as medidas legais necessárias.

Nordeste Notícia
Fonte: Famosidades

Mesmo com queda grave nos repasses prefeitura de Ipueiras mantém serviços e obras no Município

Em sua grande maioria, as prefeituras do Brasil têm sofrido com a queda drástica nas receitas, isso tem gerado corte de gastos que vão desde adequação dos serviços até mesmo a diminuição na folha de pagamento. Segundo dados do Tribunal de Contas do Estado – TCE, Ipueiras recebeu a menos aproximadamente 8 milhões de reais entre 2016 e 2018, o que representa uma queda de -4,5% entre 2016 e 2017 e -5,27% entre 2017 e 2018 sem considerar a inflação.

Vale ressaltar que, mesmo com a queda contínua nas receitas, a atual gestão não parou obras, nem diminuiu a qualidade nos serviços e implantou grandes melhorias como a aquisição de uma nova frota de veículos que incluíram, um novo micro-ônibus, 06 ambulâncias, 12 automóveis pequenos, 02 duas vans, 01 ônibus escolar além da construção e recuperação de praças, decorou nossa cidade com o projeto Natal de Luz, reconstruiu do Horto do Cristo Redentor com uma nova via de acesso, ampliou sistemas de abastecimento, perfurou poços profundos, melhorou e ampliou o sistema de tratamento de água da cidade, construiu 02 quadras poliesportivas, está viabilizando o campinho do Vamos Ver, viabilizou a obra da estrada Ipueiras-Ararendá, realizou melhorias urbanas com a implantação de asfaltos em Matriz, Nova Fátima, América e Charito e resgatou as festas tradicionais da cultura Ipueirense como o Ipueiras Junina, o aniversário do Município e o Réveillon, dentre várias outras intervenções.

A atual gestão também criou mecanismos que garantiram economia ao erário público, dentre eles estão a redução no consumo de gasolina e óleo diesel pela frota municipal o que ocasionou queda de aproximadamente 40% nas despesas com postos de combustíveis, a redução do consumo de água e energia nos setores da administração pública, a diminuição nos gastos com material permanente e a requalificação da iluminação pública com instalação de lâmpadas de LED que consomem menos energia, que resultou na economia de R$ 80 mil reais aos cofres públicos.  Outras demandas estão sendo estudadas para garantir a saúde financeira do Município neste ano, dentre elas estão a diminuição da folha de pagamento e a redução ainda maior de gastos com materiais e contratos.

A gestão municipal reafirma o compromisso de continuar trabalhando muito para melhorar a qualidade de vida do povo Ipueirense.

Nordeste Notícia em parceria com o Governo Municipal de Ipueiras

Programa Hora de Plantar beneficiará agricultores de Ipueiras com 34 toneladas de sementes

Começou na ultima sexta-feira (18), no escritório da Ematerce a distribuição das sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar. A expectativa é que sejam distribuídos para os agricultores inscritos no Município cerca de mais de 34 toneladas de sementes, sendo 26.440kg de milho híbrido, 6.800kg de milho variedade, 650kg de feijão vigna e 650 sementes de sorgo forrageiro.

A iniciativa tem como objetivo continuar incentivando a produção agrícola, gerando mais oportunidades de renda aos trabalhadores do município. A logística de entrega acontecerá conforme uma agenda pré-estabelecida pelo escritório da Ematerce.

SEXTA-FEIRA, 18 DE JANEIRO

Agricultores de São José e Balseiros

SEGUNDA-FEIRA, DIA 21 DE JANEIRO

Agricultores de Livramento e Gázea

TERÇA-FEIRA, DIA 22 DE JANEIRO

Agricultores da região da Serra, Carrasco e Macambira

QUARTA-FEIRA, DIA 23 DE JANEIRO

Agricultores da Sede e de comunidades próximas, Distrito de Charito.

Para receber a semente o agricultor inscrito no programa deve se dirigir a Sede do DEMUTRAN, na Rua Cel, Manoel Mourão, centro, portando CPF e comprovante de pagamento do boleto de 2018.

Nordeste Notícia em parceria com o Governo Municipal de Ipueiras

Ipueiras CE – Liverpool Sub20 convida os ipueirenses para prestigiar maratona de amistosos

Comissão técnica do Liverpool tem a honra de convida vocês amantes do futsal de Ipueiras, para irem prestigiar o trabalho que esta sendo feito com os jovens de Ipueiras e assim convida todos vocês a presenciar uma maratona de amistosos em preparação da categoria sub 20 representando Ipueiras em um campeonato em Nova Russas.

Amistosos:

Dia 22/01 – terça-feira
Local: José Aloísio
Horário: 20:00hrs
Grêmio de Cupira x Liverpool

Dia : 24/01 – quinta-feira
Local: Ginásio
Horário: 19:00hrs
Nova Fátima x Liverpool
Categoria: Juvenil e sub20

Comissão técnica
Presidente:Carla Paiva / Téc: Das Chagas e Carla

Nordeste Notícia

A “Mulher no Cordel” é destaque no VI Encontro de Poetas e Cordelistas em Ipueiras CE

A literatura de cordel ganhou destaque, nesse sábado (19) no município de Ipueiras. A VI edição do Encontro dos Cordelistas e Poetas, destacou a importância da participação feminina na literatura de cordel. O evento aconteceu na “chácara da Dalinha.

Entre aplausos e boas gargalhadas disparadas do público que prestigiava o encontro, cordelistas cearenses abrilhantaram a noite com os seus poemas, cordéis e causos encantando a plateia.

A edição deste ano trouxe aos participantes, homenagens, recitais de cordel e a participação  de cordelistas de Fortaleza e de outros municípios, como o músico e cordelista Tião Simpatia, Ernane Tavares, Dideus Sales, Lucarocas, Anilda Figueiredo, Lindicassia Nascimento, Ivonete Morais, Vânia Freitas, além da anfitriã da festa, Dalinha Catunda, e tantos outros bardos da literatura da poesia brasileira.

Cordelista Dalinha Catunda

A poetisa Dalinha Catunda dedicada há anos à literatura de cordel, sentiu-se realizada em mais um encontro efetuado em sua chácara em Ipueiras. Carregada de muita emoção em um momento tão especial, Dalinha agradeceu aos presentes e destacou o seu trabalho na Academia Brasileira de Literatura de Cordel. “Muita gente acha que o cordel é uma coisa simples, fácil, e não é. Deve ser difícil de fazer, mas fácil de entender, o cordel é uma literatura toda rimada, em versos, metrificada. Existe uma técnica própria”, explicou.

Cordelista e repentista Tião Simpatia 

Ao finalizar a noite, o repentista, cordelista e poeta popular Tião Simpatia, encantou a todos com as suas canções, além de nos brindar com o cordel da “Gata Doralice” em sua participação no encontro.

Poeta Dideus Sales

Participaram do evento além dos cordelistas e poetas, os secretários de Esporte e Obras do município, Neto Alves e José Melo Sampaio, respectivamente, o diretor de Cultura do município, Pedro Emmy, do pároco de Ipueiras, padre Denilson e entusiastas da cultura popular. O evento deste ano contou com a atuação da banda de música municipal Joaquim Catunda Sobrinho de Ipueiras.

Banda de Música de Ipueiras

Nordeste Notícia com conteúdo do Radialista Carlos Moreira

Após fim de semana chuvoso, Ceará registra pouca precipitação nos últimos dias

Na segunda-feira, 21, chuvas foram registradas em pelo menos 80 municípios. Fortaleza teve 29 mm (Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO)
Depois do Ceará ter chuvas em todas as regiões e precipitações de mais de 100 milímetros (mm) no fim de semana dos dias 19 e 20, a quantidade têm diminuído durante esta semana. Na segunda-feira, 21, pelo menos 80 municípios registraram chuvas, na terça-feira, 22, o número diminuiu para seis cidades. Já entre as 7 horas de terça-feira e as 7 horas desta quarta-feira, 23, 14 municípios tiveram precipitações.

As informações são divulgadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) tornou o clima menos propício para chuvas no Estado. Os próximos dias devem continuar com chuvas isoladas e céu parcialmente nublado ou claro.

Ipaumirim, no Centro-Sul do Ceará, foi a cidade que registrou maior chuva, com 18 mm. Na mesma região, os municípios do Crato, Brejo Santo e Lavras da Mangabeira também aparecem na lista de maiores precipitações do Estado nas últimas 24 horas. Além disso, a cidade de Iracema, na região Jaguaribana, registrou 16 mm.
Confira a lista das maiores chuvas do Ceará de terça para quarta, 23:
Ipaumirim (Posto: Santo Antônio): 18.8 mm
Iracema (Posto: Ema): 16 mm
Crato (Posto: Lameiro): 12 mm
Brejo Santo (Posto: Brejo Santo): 10 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Iborepi): 10 mm
Crato (Posto: Crato): 8.8 mm
Iracema (Posto: Iracema): 7 mm
Barro (Posto: Brejinho): 5.8 mm
Ipaumirim (Posto: Ipaumirim): 5.6 mm
Milagres (Posto: Milagres): 4.4 mm
Nordeste Notícia
Fonte: O Povo

‘Virose da mosca’ — Ceará tem primeiro surto: 4971 casos registrados em 2019

Os surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA) — popular e erroneamente conhecida como “doença da mosca” são típicos do começo de cada ano, por conta da pré-estação das chuvas. O Ceará já registrou 4971 casos, entre 30/12/2018 e 05/01/2019, de acordo com a primeira planilha de doenças notificação compulsória, divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Sobral é o município que lidera a estatística, notificando 302 casos. Fortaleza ainda não registrou nenhum caso. A DDA é conhecida por “doença da mosca”, mas o médico Rui de Gouveia explica que a transmissão do vírus causador da doença não é feita através do inseto.

Ele acredita que a virose ganhou este “apelido” devido à época mais chuvosa do ano, onde aumenta a proliferação de moscas. “O que se nota, nesse período chuvoso, é que em alguns locais, você percebe o aumento da proliferação de moscas. E isso pode ter correlação com questões de higiene, cuidados com alimentos. Mas não existe diretamente transmissão do vírus pela mosca”, completa Gouveia.

ArteArte

Rui, que é coordenador da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, também comenta a correlação entre o período chuvoso e o aumento da transmissão. “Nesse período chuvoso, se tem um maior número de pessoas em aglomerações em ambientes fechados, que têm aumento do contato. E consequentemente, com o aumento do contato, aumenta a possibilidade de transmissão de vírus”.

Entre os principais locais de aglomeração, o especialista cita shoppings e festas de pré-carnaval. Ele também alerta que a principal forma de transmissão da doença é através de contato interpessoal, seja direto ou indireto.

Limpeza e tratamento

Higiene é a principal arma de combate contra o aumento da DDA. “Lavagem das mãos, lavagem dos alimentos, cuidado no preparo etc. Tudo isso é fundamental para que se evite a transmissão com maior intensidade”, complementa Rui de Gouveia.

Em relação ao tratamento da doença, o coordenador explica que o método serve como “reforço” aos mecanismos de defesa presentes no próprio organismo. “A pessoa precisa se manter bem hidratada, porque naquele momento, ela está perdendo muitos líquidos. É interessante utilizar os sais de reidratação oral, que são distribuídos nos postos de saúde”, destaca.

Em relação aos sais de reidratação, ele explica a utilização do medicamento. “Quando você coloca os sais na água, ela vai ser mais facilmente absorvida pelo intestino, mesmo que esteja lesionado pelo vírus. Por isso os sais são importantes. Porque como o intestino foi agredido pelo vírus, ele não consegue absorver naturalmente a água que você bebe”. Analgésicos anitermicos são aconselhados apenas em caso de dor no corpo e/ou febre.

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

Polícia britânica retoma buscas por avião em que estava jogador Emiliano Sala

Foram retomadas nesta quarta-feira as operações de busca do avião com o jogador de futebol ítalo-argentino Emiliano Sala. A aeronave desapareceu na segunda-feira sobre o Canal da Mancha, entre o norte da França e o sul da Grã-Bretanha.

“Retomamos a busca. Dois aviões decolaram, e concentraremos nossas buscas em uma zona precisa, na qual, na nossa opinião, temos a maior probabilidade de encontrar algo, baseando-nos no estudo das marés e da meteorologia desde o desaparecimento do avião”, afirmou o capitão da polícia David Baker, às 5h30 (horário de Brasília), nas redes sociais.

avião Piper PA-46 desapareceu do radar na noite de segunda-feira a 20 quilômetros da ilha Guernsey, após decolar da cidade francesa de Nantes para Cardiff, no País de Gales, onde Sala iria integrar o elenco da equipe na disputa do Campeonato Inglês. Sala foi contratado em uma negociação de US$ 19 milhões (cerca de R$ 72,2 milhões).

Na terça-feira, autoridades responsáveis pelas operações de busca disseram que não esperam encontrar sobreviventes. Nesta quarta-feira, a imprensa argentina divulgou um áudio, enviado por Sala a um grupo de amigos nas redes sociais.

“Estou aqui em cima, em um avião que parece que está a cair os pedaços e estou indo para Cardiff logo pela manhã”, disse, em um dos trechos do áudio, que foi divulgado pela imprensa argentina. “Se em uma hora e meia não tiver novidades minhas, não sei se vão mandar alguém me buscar, porque não vão me encontrar mas… já sabe. Deus! Que medo eu tenho”, desabafou, em outro trecho do áudio.

Em sua carreira, Sala praticamente só atuou no futebol francês. Ele deixou a Argentina ainda na juventude para reforçar a base do Bordeaux. Após ser promovido ao time principal do clube, passou a ser emprestado para times menores, até se transferir para o Nantes, em 2015.

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

22º dia de ataques – Grupo usa carro para incendiar posto em Caucaia; van é atacada no Conjunto Palmeiras em Fortaleza

Dois homens roubaram um carro, colocaram fogo no veículo e invadiram um posto de combustível localizado na CE-090, em Pacheco, no município de Caucaia, na noite desta terça-feira (22). A ação aconteceu por volta das 22 horas. O incêndio destruiu o veículo e atingiu parte do posto. Além do posto, criminosos incendiaram uma van no bairro Conjunto Palmeiras na manhã desta quarta-feira (23).

Conforme testemunhas, o carro usado no ataque criminoso foi roubado no Parque Leblon. Na ocasião, os suspeitos que estavam em uma motocicletarenderam um motorista de aplicativo e um deles dirigiu o veículo até um matagal, onde abandonou a vítima e seguiu para o posto de gasolina. O outro homem que participou da ação deu cobertura ao crime acompanhando todo o percurso de moto.

O motorista de aplicativo que teve o carro roubado conseguiu pedir ajuda a uma viatura de polícia, que encontrou em uma estrada próximo ao local onde foi deixado e encaminhado para uma delegacia onde relatou o que teria acontecido.

carro em chamascarro em chamas
Suspeito invadiu o local já com o carro em chamas.Foto: Rafaela Duarte

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

Ator Caio Junqueira, de 42 anos, morre no Rio de Janeiro

O ator Caio Junqueira, do filme ‘Tropa de Elite’, morreu nesta quarta-feira no Rio aos 42 anos. Ele havia sofrido um acidente de carro no Aterro do Flamengo no dia 16 e desde então estava internado no Hospital Miguel Couto.

Caio dirigia sozinho em direção ao Centro do Rio quando perdeu o controle do carro, que subiu o meio fio, bateu em uma árvore e capotou. Caio ficou preso dentro do veículo, desacordado.

Caio Junqueira não resistiu ao grave acidente de carro sofrido na última semana e morreu no início da manhã desta quarta-feira (23). A informação obtida pelo Purepeople foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. O ator de 42 anos faleceu por volta das 5h da manhã. Ainda não há informação sobre velório e sepultamento do artista. No último dia 16, Caio capotou seu carro no Aterro do Flamengo após perder o controle do veículo, ficou preso nas ferragens e sofreu fratura exposta no rádio e no fêmur, além de um derrame pleural bilateral. Conhecido por atuar em novelas e filmes como “Tropa de Elite”, o ator chegou a passar por uma cirurgia. Essa é mais uma grande perda para o meio artístico. Na última sexta-feira, morreu o cantor sertanejo Marciano aos 67 anos vítima de infarto fulminante. No dia seguinte, Marcelo Yuka não resistiu a um AVC e morreu aos 53 anos.

Relembre a carreira de Caio Junqueira

Filho do ator Fábio Junqueira, morto em 2008, Caio de Lima Torres Junqueira nasceu no Rio de Janeiro em 20 de novembro de 1976. A estreia na carreira artística aconteceu quando ele tinha só quatro anos. Com nove, fez seu primeiro trabalho, na extinta TV Manchete, na série “Tamanho Família”. Depois, integrou o elenco de várias novelas como “A Viagem” (1994) e “Um Anjo Caiu do Céu” (2001), ambas na Globo. Na RecordTV, estreou em “A Escrava Isaura”, em 2004, e foi par romântico de Bianca Rinaldi na novela “Ribeirão do Tempo” (2010). Na minissérie “José do Egito”, Caio viveu um dos irmãos do protagonista, Simeão. O ator trabalhou ainda em “Confissões de Adolescente”, “Paraíso Tropical”, “Milagres de Jesus”, “O Mecanismo” e em filmes como “Central do Brasil” e “Zuzu Angel”. Caio era irmão do também ator Jonas Torre, conhecido como o Bacana da série “Armação Ilimitada”.

2018 foi marcado por grandes perdas

No ano passado, o meio artístico já havia sofrido perdas irreparáveis. Uma insuficiência respiratória tirou a vida de dona Ivone Lara, aos 97 anos, em abril. Em setembro, aos 89 anos, Ângela Maria, uma das rainhas do rádio, foi vítima de infecção generalizada. No mesmo mês, o funkeiro Mr. Catra perdeu a luta contra um câncer no estômago aos 49 anos. Outras perdas foram do radialista Paulo Barboza, do repórter Gil Gomes, da atriz Eloisa Mafalda, do ator Leonardo Machado e do humorista Agildo Ribeiro, vítima de problemas cardíacos aos 86 anos.

(Por Guilherme Guidorizzi)

Nordeste Notícia

Ipu CE – Veículo Chevrolet Onix foi roubado no início da tarde desta terça (22).

Uma dupla de meliantes, se passando por policiais, roubaram um veículo Chevrolet modelo Onix 1.4 LT, placa PMA-4639-Maracanau, cor cinza, ano 2014/2015. Sinistro ocorrido no início da tarde desta terça-feira (22-01-2019), Bairro Alto dos 14, município de Ipu, região noroeste do Estado do Ceará.

Segundo informações repassadas para a nossa redação do Portal de Notícias Aconteceu Ipu, pelo Secretário de Segurança de Ipu, Major Eucir de Castro Moura, o veículo pertence ao cidadão de nome Ivanir Marreca, os dois meliantes adentraram em sua oficina, bairro Alto dos 14, se passando por policiais quando anunciaram o assalto.

De posse das informações via Disque Denúncia (88) 9.9978-6640, o Secretário acionou as polícias vizinhas, e rapidamente o áudio ganhou as redes sociais. O veículo roubado foi visto subindo a serra da Ibiapaba, CE-187 com destino ao município de Guaraciaba.

Até o fechamento desta notícia não temos informações sobre o desenrolar desta ocorrência.

Nordeste Notícia
Fonte: Aconteceu Ipu

Jovem da cidade de Crateús CE está desaparecido

Rafael Rodrigues da Costa- 26 anos, residente à Rua Antônio Francisco de Macedo 128 Ipase está desaparecido. Segundo informações de familiares ele desapareceu no último sábado. Estava usando uma camiseta short jeans azul.

Os pais do mesmo moram na localidade de cabeça da Onça. Até agora Rafael não deu nenhuma notícia para a família que está aflita. Qualquer informação entre em contato com a Daiane, esposa do mesmo. 9.9290 2040.

Nordeste Notícia

Fonte: Blog do Tony Sales

Carro com 5 ocupantes capota no Município de Tauá

Cinco pessoas que viajavam em um carro Voyage, de placas PMK 0627, com inscrição de Caucaia, saíram ilesas de um acidente ocorrido por volta das 9h da manhã da segunda-feira (21), na Vila do Bom Jesus, em um local conhecido por Alto Canção, na saída da vila. O veículo tinha um reboque acoplado e no carro estavam 2 adultos e 3 crianças. Os ocupantes do carro não se feriram e foram conduzidos para a Sede de Tauá por moradores da região. Um reboque foi acionado para fazer a retirada do Voyage do local do acidente. A ocorrência foi atendida pelo agente Zezinho da Base Avançada do Pró-Cidadania do Distrito da Barra Nova.

Nordeste Notícia
Fonte: Blog Tony Sales/Lindon Johnson

Homem de Poranga CE está desaparecido após viajar para São Paulo

Foto: arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal

Um homem residente na localidade de Sítio da Onça, zona rural do município de Poranga, interior do Ceará, é dado como desaparecido após desembargar na sexta-feira (19), na cidade de Limeira, no estado de São Paulo. Ele é identificado como Gonçalo Bezerra de Sousa, 38 anos.

Familiares informam que é sua primeira viajem à São Paulo desde que chegou não entrou em contato/não deu notícias sobre seu paradeiro. Qualquer informação sobre ele deve ser enviada para os números de telefone: (88) 9856-4200, (88) 9771-6410, (88) 98861-3113. Os números também são de WhatsApp.

Nordeste Notícia com informações do Repórter Nathan Loyola

 

Nova Russas CE – Prefeitura poderá ter mais de meio milhão bloqueados para pagar dívida de servidores

(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)

O Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Russas já ganhou na Justiça o direito de receber o pagamento referente ao mês de dezembro de 2008, que deixou de ser pago na gestão do ex-prefeito Luis Acácio de Sousa. De acordo com a assessoria jurídica do sindicato o prazo para o pagamento determinado pela Justiça, já se venceu neste dia 18 de janeiro. Caso o pagamento não seja regularizado o sindicato pode pedir o bloqueio dos recursos para assegurar o direito dos servidores.

Em relação a esse processo, a prefeitura terá que pagar pouco mais de R$ 400 mil reais aos servidores da folha da Educação, professores, serviços gerais e outros cargos ligados a pasta. As demais áreas administrativas também deverão receber, o caso está em andamento na Justiça para ser julgado.

Como se não bastasse, a atual administração, comandada pelo prefeito Rafael Pedrosa, vem deixando de cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao ano de 2012. Os servidores que já vinham escaldados com a falta de pagamento do mês de dezembro de 2008  foram até a Justiça formalizar um acordo com o então prefeito Paulo César Evangelista, que estava deixando o cargo e o prefeito eleito em 2012, Gonçalo Souto Diogo, para que o pagamento dos servidores fosse efetuado em janeiro de 2013.

Gonçalo Diogo ainda pagou algumas parcelas e outros acordos foram sendo feitos, mas, não foi possível a conclusão desses pagamentos. Em negociação com a gestão do prefeito Rafael Pedrosa, ficou definido com o secretario de Administração e Finanças, o pai do prefeito, Washington Pedrosa, que esse restante seria pago em parcelas no valor de R$ 60 mil reais todos os meses. Ocorre que, desde de outubro de 2018 até esta data os pagamentos não foram mais efetuados, ficando com 5 meses em atraso.

Assim, o Sindicato que está convocando os sócios para uma Assembleia Geral Ordinária para a próxima quinta-feira (24/01), para deliberar sobre outras pautas, não pode deixar de debater esses pagamentos, uma vez que os servidores já foram prejudicados ao longo do tempo e não podem mais esperar que essas negociações sejam novamente empurradas com a barriga.

Caso o sindicato peça o bloqueio dos recursos para assegurar o pagamento dos servidores, a prefeitura deverá desembolsar mais de R$ 700 mil reais dessas ações judiciais para pagamento de servidores referentes aos meses de dezembro dos anos de 2008 e 2012.

Nordeste Notícia
Fonte: Reginaldo Silva/Ceará Notícias

 

Policiais afastados por tiroteio em Milagres CE com seis reféns mortos retornam às funções

Vítimas de tiroteio foram levadas para Perícia Forense em Milagres, no Ceará — Foto: Edson Freitas

A comissão que investiga morte de reféns na tentativa de assalto a banco na cidade de Milagres conclui que oito dos 12 policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) envolvidos na ação não tiveram participação direta no confronto. Os oito agentes retornaram às atividades normais, informou a Secretaria de Segurança Pública do Ceará nesta segunda-feira (21). Os outros quatro policiais permanecem afastados até a conclusão da investigação.

O grupo foi retirado das funções em 10 de dezembro de 2018. Os policiais participaram de operação para impedir que suspeitos atacassem duas agências bancárias em Milagres, na madrugada do dia 7 de dezembro. Ao todo, 14 pessoas morreram. Seis delas eram reféns, sendo cinco de uma mesma família. Os demais eram assaltantes.

Carro em que vítima estava junto com criminosos foi atingido por diversos tiros em Milagres, no Ceará — Foto: Antônio Rodrigues/DN

Carro em que vítima estava junto com criminosos foi atingido por diversos tiros em Milagres, no Ceará — Foto: Antônio Rodrigues/DN

“O trabalho concluiu que eles não atuaram diretamente no confronto com suspeitos, que resultou na morte de reféns”, informou a secretaria.

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) investiga a responsabilidade dos agentes de segurança nas mortes. O Ministério Público do Ceará (MPCE) acompanha e fiscaliza as investigações.

Além de oito suspeitos mortos no tiroteio com os policiais, outros oito foram presos.

‘Vocês mataram minha irmã’

Suspeitos de participarem da tentativa de assalto a bancos em Milagres serão ouvidos nesta terça-feira (18), em Juazeiro do Norte. — Foto: Isaac Macedo/TV Verdes Mares

Suspeitos de participarem da tentativa de assalto a bancos em Milagres serão ouvidos nesta terça-feira (18), em Juazeiro do Norte. — Foto: Isaac Macedo/TV Verdes Mares

Criminosos fizeram reféns em direção a bancos em Milagres. Seis morreram, além de oito suspeitos — Foto: Arte/G1

Criminosos fizeram reféns em direção a bancos em Milagres. Seis morreram, além de oito suspeitos — Foto: Arte/G1

 

Nordeste Notícia
Fonte: G1

21º dia de ataques: creche e estação de energia são incendiadas por criminosos

Criminosos colocam fogo em uma creche e em subestação de energia no Ceará

Criminosos detonaram uma bomba em uma subestação da Enel, distribuidora de energia do Ceará, e incendiaram duas escolas nas cidades de Ibaretama e Quixadá, interior do estado, na madrugada desta terça-feira (22). Além disso, bandidos atacaram uma creche na noite de segunda-feira (21), no município de Caucaia, na Região Metropolitana da capital. Não há registro de pessoas feridas nestes ataques. A violência no estado chegou ao 21º dia seguido.

Desde o dia 2 de janeiro, quando começaram as ações criminosas, ocorreram 231 ataques contra ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios em 50 dos 184 municípios cearenses. As ações começaram em Fortaleza e se espalharam para a Região Metropolitana e diversas cidades do interior. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará confirmou que 404 pessoas já foram detidas por envolvimento nas ações criminosas.

Para tentar conter os ataques, o governo estadual convocou 1.200 policiais militares da reserva para reforçar a segurança nas ruas. O Ministério da Justiça enviou agentes da Força Nacional e reforço da Polícia Rodoviária Federal para o estado. Policiais militares e agentes penitenciários de outros estados brasileiros também foram deslocados ao Ceará após o início dos crimes.

Os levantamentos sobre os estragos ocasionados a subestação ainda não foram realizados — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares

Os levantamentos sobre os estragos ocasionados a subestação ainda não foram realizados — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares

O ataque na subestação de energia elétrica ocorreu por volta das 2h, no Bairro Vila Pery. Criminosos invadiram o local e detonaram um artefato explosivo. Equipes da Polícia Militar, Força Nacional, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e Perícia Forense estiveram no local após o crime. A polícia não repassou informações sobre os estragos causados.

O barulho ocasionado pela explosão foi ouvido por moradores de diversos bairros da região. Apesar do ocorrido, o fornecimento de energia elétrica não foi afetado no bairro. Logo após o crime, os suspeitos fugiram.

Além disso, bandidos incendiaram uma escola municipal na localidade de Junco, distante 20 quilômetros do Centro de Quixadá. Uma sala de aula ficou parcialmente destruída. Segundo o vigilante do local, seis homens jogaram combustível em uma das salas, atearam fogo e fugiram.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e as chamas foram controladas a meia-noite.  — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e as chamas foram controladas a meia-noite. — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares

Na noite de segunda-feira, no município de Caucaia, três homens invadiram uma creche localizada na Rua Alaíde Mateus, no Bairro Jurema e incendiaram uma das salas. No local atingido pelo fogo estavam guardados materiais escolares que seriam utilizados durante o ano letivo, como livros, cadernos e carteiras. Uma geladeira que estava na sala também foi danificada pelas chamas.

Testemunhas afirmam que escutaram o barulho de um carro e a polícia não descarta que um veículo tenha dado apoio à ação criminosa. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. A unidade escolar atende crianças a partir de 1 ano e ficou fechada nesta manhã.

Entenda o que está acontecendo no Ceará

  • O governo criou a secretaria de Administração Penitenciária e iniciou uma série de ações para combater o crime dentro dos presídios. O novo secretário, Mauro Albuquerque, coordenou a apreensão de celulares, drogas e armas em celas. Também disse que não reconhecia facções e que o estado iria parar de dividir presos conforme a filiação a grupos criminosos.
  • Criminosos começaram a atacar ônibus e prédios públicos e privados. As ações começaram na Região Metropolitana e se espalharam pelo interior.
  • O governo pediu apoio da Força Nacional. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o envio de tropas; 406 agentes da Força Nacional reforçam a segurança no estado.
  • A população de Fortaleza e da Região Metropolitana sofre com interrupções no transporte público, com a falta de coleta de lixo e com o fechamento do comércio.
  • A onda de violência afastou turistas e fez a ocupação hoteleira no estado cair.
  • 35 membros de facções criminosas foram transferidos do Ceará para presídios federais desde o início dos ataques, segundo o último balanço do Ministério da Justiça.
Ceará registra série de ataques criminosos — Foto: Infográfico: karina Almeida/G1

Ceará registra série de ataques criminosos — Foto: Infográfico: karina Almeida/G1

Ordens partiram de presídios

Áudios compartilhados entre membros de facções do Ceará revelaram que as ordens para as ações criminosas partiram de presidiários. As mensagens chegaram até as autoridades após a apreensão de 407 aparelhos de celulares nas unidades prisionais do estado, no dia 6 de janeiro.

Áudios de presidiários revelam ordens para ataques no Ceará

Áudios de presidiários revelam ordens para ataques no Ceará

Em outro áudio, um detento diz que a sequência de crimes é uma tentativa de fazer com que o secretário da Administração Penitenciária desista de medidas que tornaram mais rigorosa a fiscalização no sistema penitenciário. “Vocês vão tirar esse secretário aí dos presídios. Vocês vão ver, vai piorar é pra vocês”, ameaça um criminoso.

O secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, confirmou que a nomeação do novo secretário de Administração Penitenciária provocou a onda de ataques criminosos. Segundo André Costa, “a criminalidade já conhecia o trabalho” do novo gestor da pasta que administra os presídios do Ceará.

‘Terrorismo’

Em entrevista à GloboNews, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), classificou as ações criminosas registradas como “atos de terrorismo”. Santana defendeu que o Congresso Nacional revisse a lei antiterrorismo para tipificar ataques como os que ocorrem no Ceará.

Camilo Santana também confirmou o fechamento de 67 cadeias municipais no interior do Ceará nos últimos dias. A medida foi uma decisão do novo secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, segundo o governador.

“Eram cadeias precárias, concentrei na Região Metropolitana para ter mais controle sobre esses presos. Isso foi uma decisão do próprio secretário [da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque]. Tenho tido todo o apoio do poder Judiciário”, afirmou.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Tamboril CE – 49 detentos foram transferidos para penitenciária de Itaitinga.

Era por volta das 15:50hs deste domingo 20 de janeiro de 2019, quando um comboio de ônibus da secretaria de justiça, chegaram na cadeia pública dela cidade de Tamboril.  Diversos agentes penitenciários, com o apoio de policiais militares (Força Tática), comandaram a operação  que resultou nas transferências do detentos da referida cadeia.
A cadeia fica localizada na Rua do Arco, no Bairro Monte Azul, e logo de início à Rua foi totalmente interditada , para que ninguém tivesse acesso a cadeia pública.
 A cadeia de Tamboril conta com 04 celas, e uma capacidade para 20 presos, porém se encontrava superlotada com 49 internos (ou seja, 29 presos a mais da capacidade limite da cadeia).
 Os 49 presos foram todos colocados dentro de um micro-ônibus e em seguida transferidos para a penitenciária Sobreira Amorim, localizada na Vila Machado na cidade de Itaitinga.
A Rua aonde fica localizada a cadeia, ficou completamente lotada de curiosos, amigos e familiares que assistiram alí a transferências dos internos.
 No meio da multidão, familiares choravam e uma das mães de um dos transferidos chegou a passar mal e teve que ser levada por una ambulância para o hospital local.   Vale salientar que os presos do regime semi-aberto não foram transferidos, e devido uma decisão judicial os mesmos pernoitam em suas próprias residências.   Dos 49 presos transferidos,  alguns são bastantes conhecidos, como :. Jardel Cacimbinha/ Brendon/ Jorginho do Sucesso/ Keitinha do Sucesso/ Dedé do Juarez do Distrito de Holanda/ Damião da Vila São Pedro.
 Vale ainda destacar o total apoio dado pelos policiais militares de Tamboril: sargento Dos Santos, sargento Teixeira, sargento Narcilio, e SD Pimentel, bem como os PMs da Força Tática de Crateús sob o comando do tenente Oliveira, sargento Lênyo, e soldados Bonfim e Olanda.
Nordeste Notícia com conteúdo do Repórter Gonçalinho Rodrigues

São Benedito CE – Base da Enel é incendiada durante a madrugada desta segunda

Um imóvel que serve como casa de Comando da Subestação da Enel localizada no distrito de Inhuçu em São Benedito foi incendiado durante a madrugada desta segunda (21). Apesar do ataque, a energia da região não foi prejudicada. O local serve como escritório para os técnicos da companhia. É uma casa que fica na parte externa da unidade. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o coordenador do centro de serviços da empresa, não há câmeras no local e nem segurança armada, o que facilitou o ataque por parte dos executores.
Em nota, a Enel Distribuição Ceará informa que a subestação segue operando normalmente, sem impactos no fornecimento de energia na região.
Nordeste Notícia com informações de O Povo / Copom da 2ªCia.3ºBPM

Operação do MP e Polícia Civil prende prefeito de Pedra Branca

 

O prefeito de Pedra Branca, Antônio Gois Monteiro Mendes, foi preso na manhã desta terça-feira (22), em operação do Ministério Público e da Polícia Civil. A operação visa combater fraudes em licitações.

Além do prefeito, outras seis pessoas foram detidas: Francisco Pontes Pereira, coordenador de projetos sociais; Paulo José Martins de Lima, engenheiro civil; Marcilio Alcantara da Silva, secretário do meio ambiente; Edmilson Mendes Viana, ex-secretário de educação; Francisco Wiron Holanda Cavalcante, ex-vereador e comerciante e; Antonia Selma Bezerra da Silva, conselheira tutelar.

Apreensão de documentos e celulares

O Ministério Público cumpre ainda oito mandados de busca e apreensão domiciliar, inclusive na sede da prefeitura do município, tendo feito a apreensão de documentos e aparelhos celulares que serão importantes para o seguimento das investigações.

Presos Presos
Além do prefeito, foram presos Francisco Pontes Pereira, coordenador de projetos sociais; Paulo José Martins de Lima, engenheiro civil; Marcilio Alcantara da Silva, secretário do meio ambiente; Edmilson Mendes Viana, ex-secretário de educação; Francisco Wiron Holanda Cavalcante, ex-vereador e comerciante e; Antonia Selma Bezerra da Silva, conselheira tutelar Divulgação

Após cumpridas todas as formalidades legais, os gestores foram encaminhados ao Code e Decap, no município de Fortaleza onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.

Equipes da Polícia Civil dão apoio à operação organizada pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (GAECO), do MPCE. A operação conta ainda com apoio das equipes da Polícia Civil de Mombaça, Senador Pompeu, Quixadá, Quixeramobim, Solonópole e duas equipes do Departamento de Polícia do Interior (DPI) Sul.

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

MAIS VISTOS