O Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) iniciou, nesta quinta-feira (1º), a “Operação Saída”, que visa o reforço das equipes de patrulhamento nas rodovias estaduais do Ceará. A ação se estende até as 20 horas do domingo (4) e contará com 418 policiais militares.

O objetivo das ações policiais é a diminuição de acidentes, bem como a ostensividade e prevenção de diversos tipos de crimes. O Batalhão atuará na Capital com 52 postos avançados e outros 27 postos de fiscalização fixa, situados no Interior do Estado e na Região Metropolitana de Fortaleza.

A operação, que ocorre alinhada com a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) e o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (QCG), conta ainda com a logística de 35 veículos, 52 motocicletas, 23 guinchos, além de armamento, equipamentos de proteção individual e aparelhos de etilômetro (bafômetros), para realização de exame de teor alcoólico nos motoristas.

Em Fortaleza, outros órgãos, como Departamento Municipal de Trânsito (Detran) e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), também atuarão conjuntamente à “Operação Saída”, que terá um foco especial nos motociclistas, que possuem uma vulnerabilidade maior aos acidentes de trânsito.

Na parte criminal, indivíduos atuam em sua grande maioria também em motocicletas, o que reforça a necessidade de uma fiscalização maior a esse tipo de veículo.

Orientações do BPRE

O BPRE orienta os condutores a redobrarem a atenção na estrada, respeitando a sinalização e trafegando em velocidade segura. Abaixo algumas orientações repassadas pelo Polícia Militar neste feriadão:

Não esquecer de ligar os faróis mesmo durante o dia, pois isso permite que os outros motoristas tenham uma melhor visibilidade.

Ao transportar crianças, as pessoas devem atentar para as normas de segurança:

  • Crianças com até 01 ano (bebê conforto ou conversível)
  • Crianças de 01 a 04 anos (cadeirinha)
  • Crianças de 05 a 07 anos (assento de elevação)
  • O condutor deverá manteruma distância de segurança em relação ao veículo da frente.
  • Não ingerir bebida alcoólica e dirigir.
  • Não fazer uso de celular ao volante.
  • Fazer uso do capacete no caso de motociclistas.
  • Usar o cinto de segurança e fazer com que todos no interior do veículo utilizem. Inclusive os ocupantes do banco traseiro.
  • Realizar ultrapassagens com segurança.
Nordeste Notícia
Fonte: G1