Abertura e fechamento dos portões seguirão horário de Brasília Evilázio Bezerra
Abertura e fechamento dos portões seguirão horário de Brasília Evilázio Bezerra

O Palácio do Planalto informou que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um nova data. Geralmente, a mudança nos relógios começa em outubro, mas foi adiada para novembro em virtude do segundo turno das eleições.

No começo do mês, o Governo Federal chegou a anunciar o adiantamento do início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de pedido feito pelo Ministério da Educação (MEC) para não prejudicar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em dois domingos, o primeiro em 4 de novembro.

Em nota, o MEC recomendou aos estudantes que realizarão as provas atenção redobrada com o período de abertura e fechamento dos portões, “que será rigorosamente cumprido”. O MEC disse ainda que reforçará a comunicação aos candidatos sobre o horário, que segue o marcado em Brasília.

Com a confirmação de que o horário de verão começará no primeiro dia de prova, a recomendação dos professores é de que os estudantes entrem no ritmo da mudança, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.

Nos dias 4 e 11 de novembro, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Exame. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá 5h30min. de duração. No segundo dia, em 11 de novembro, haverá provas de ciências da natureza e matemática.

Nordeste Notícia