Nascido na cidade de Fortaleza, Ulisses Mateus Silva Costa cresceu na comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz. Hoje, através de muito esforço, sobretudo de talento nato, estabilizou-se em São Paulo como um atleta de elite na modalidade do atletismo, mais especificamente no Salto Triplo.

O convite para morar e treinar na capital paulista aconteceu em 2014 e partiu do treinador Nélio Moura, bicampeão olímpico com a brasileira Maurren Maggi e o panamenho Irwin Saladino, que viu grande potencial no jovem triplista. Embora não more mais no Ceará, ele construiu um vínculo forte com os treinadores cearenses, que sempre o ajudam.

Atualmente o cearense de apenas 22 anos vive um ótimo momento na carreira, pois neste ano conquistou títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro e o Sul-americano Sub 23. Mas até chegar aonde chegou, obviamente não foi um caminho fácil – nunca é –, tampouco planejado.

Ulisses conta que no começo da sua trajetória no atletismo não sabia o que fazer. “Eu era o curinga. Já fui fundista, velocista, enfim, fazia de tudo um pouco, mas foi no salto triplo que me identifiquei. Os treinadores diziam que eu corria muito”, revela.

Isso ocorreu em meados de 2010, quando entrou de cabeça na esfera do atletismo por meio do Centro de Treinamento de Atletismo (CNTA), integrado a Universidade de Fortaleza (Unifor).

“Comecei minha vida como atleta na pista de atletismo da Unifor e fui me destacando em competições estaduais, nacionais e depois internacionais, onde tive maior amplitude de resultados”, conta. Vale destacar ainda que o triplista cearense já figurou entre os tops 10 do mundo na categoria juvenil no ano de 2015, e até hoje possui a terceira melhor marca de todos os tempos até 19 anos, quando saltou incríveis 16,30 m. Além disso, é recordista Brasileiro Juvenil de Interclubes com 16,30 m. Outrora a marca era de 16, 11 cm.

(FOTO: Divulgação)

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) também contribuiu na trajetória vitoriosa de Ulisses, uma vez que, em 2013, ele foi contemplado com os benefícios do Programa Bolsa Esporte. Em sua visita mais recente a secretaria, o presidente da Federação Cearense de Atletismo (FCat), Jerry Welton, apresentou o jovem atleta, agora uma realidade no atletismo de alto nível, ao titular da pasta da Sesporte, Euler Barbosa, que o recebeu com grande demonstração de alegria. “O secretário é muito gente boa, me recebeu de braços abertos e gostou da minha história”, disse.

Ulisses agora está treinando pesado para os Jogos da XXXII Olimpíada, mais conhecida como Tóquio 2020, e pretende ainda competir em alto nível em Paris 2024 e Los Angeles 2028. “Estamos trabalhando forte para chegar a futuras competições, as mais relevantes, como as Olímpiadas e o Campeonato Mundial, e, no mais, gostaria também de agradecer toda minha equipe multidisciplinar e apoiadores nessa trajetória”, frisa.

Títulos de destaque

1º lugar no Campeonato Sul-americano Sub 23, em 2018;
1º lugar no Campeonato Brasileiro Sub 23 em 2018;
1º lugar no Campeonato Brasileiro e recordista Juvenil, em 2015;
4º lugar no Campeonato Pan-Americano Juvenil, em 2015;
1º lugar no Campeonato Sul-americano Juvenil, em 2015;
1º lugar no Campeonato Brasileiro na categoria Menor, em 2013;
3º lugar no Festival Olímpico da Juventude, em 2013;
2º lugar nos Jogos Mundiais Escolares, em 2013.

Nordeste Notícia
Fonte: Tribuna do Norte