O novo ranking digital dos clubes brasileiros – lista que mostra a presença das agremiações nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) – foi divulgado nesta terça-feira pelo IBOPE Reducom novamente com o Flamengo na liderança e o Corinthians em segundo. Mas a distância entre os clubes diminuiu. São Paulo, Palmeiras e Santos fecham o top 5.

Ranking digital dos clubes brasileiros - maio/2018 (Foto: Divulgação)

No último ranking divulgado, em março, a diferença entre Flamengo e Corinthians era de 143 mil inscritos. Já no levantamento de maio, o Timão diminuiu cerca de 70% dessa diferença, com pouco mais de 45 mil inscritos separando os clubes. O time carioca foi o segundo com maior volume de inscritos (215 mil), com origem principalmente em suas contas no Facebook e no Instagram, responsáveis por 60% do crescimento. O clube carioca também liderou o volume de crescimento do Facebook, com cerca de 80 mil novos inscritos. Já o Corinthians agregou novos 261 mil novos inscritos em suas contas oficiais, sendo 76% com origem em suas contas no Instagram e YouTube. Inclusive foi o clube que mais cresceu, em volume de inscritos, no Twitter, Instagram e YouTube no período.

O São Paulo atingiu a marca de 13 milhões de inscritos em seus canais oficiais do Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. O Tricolor paulista segue isolado com a terceira maior base digital do país, 3,8 milhões à frente do quarto colocado, o Palmeiras, que, por sua vez, atingiu os 3 milhões de seguidores em sua conta oficial no Twitter, e é o quarto clube brasileiro a ultrapassar os três milhões de inscritos na plataforma. O Palmeiras foi o clube do top 5 com maior variação de crescimento referente ao levantamento anterior, com evolução de 1,4% no combinado de seguidores, que fez o clube registrar o quarto maior crescimento em volume de seguidores entre os clubes monitorados, somando 126 mil novos inscritos no período.

O Botafogo, apoiado principalmente pelo crescimento em sua conta oficial no Twitter (15 mil novos inscritos no período), ultrapassou o Sport e assumiu a 13ª posição geral no ranking. Com isso, o clube da estrela solitária fica a 35 mil inscritos de alcançar o rival Fluminense, atual 12º colocado. Hoje, o Botafogo possui a terceira maior conta entre os clubes cariocas no Twitter, Instagram e YouTube.