Açude Angicos, em Coreaú, sangrou, nesta quinta-feira (12) ( Foto: VC Repórter )

Após registrar chuvas intensas nas regiões Norte e Sertão Central em seu último levantamento, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltou a apontar precipitações em diversas regiões do Estado nas últimas 24 horas, novamente com volumes bastante consideráveis. Segundo o órgão, choveu em pelo menos 97 municípios no período das 7h desta quinta-feira (11) às 7h desta sexta-feira (12).

O principal destaque das últimas 24 horas foi o município de Itarema, no Norte do Estado, com um volume de 164.4 mm. Outra cidade que registrou chuvas consideráveis foi São Gonçalo do Amarante, no Litoral do Pecém, onde a Funceme computou um volume de 150.4 mm no período analisado. Precipitações consideráveis também ocorreram em Uruoca, novamente na região Norte, onde a Funceme registrou 127 mm.

Em Coreaú, na Ibiapaba, as chuvas atingiram um volume de apenas 30.0 mm, mas foi o suficiente para o açude Angicos finalmente atingir 100% de sua capacidade e sangrar. Veja:

A exemplo do que aconteceu nos últimos dias, a região Norte do Estado foi a que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, tendo em vista que sete municípios registraram precipitações acima de 70 mm. São eles:

  • Itarema (164.4 mm)
  • Uruoca (127.0 mm)
  • Senador Sá (93.0 mm)
  • Moraújo (82.0 mm)
  • Sobral (78.0 mm)
  • Meruoca (76.0 mm)
  • Amontada (74.0 mm)

Em Quixeramobim, no Sertão Central, foram registrados 76 mm, o que causou muito alagamentos na cidade. Assista:

Fortaleza amanhece nublada

Na Capital cearense, o dia amanheceu nublado, com a Funceme tendo registrado, até o momento, precipitações de apenas 16.4 mm no posto de Messejana. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), porém, contou com algumas chuvas consideráveis nas últimas 24 horas, tendo em vista que Caucaia (75.0) e Itaitinga (51.0) tiveram volumes acima de 50 mm.

Próximos dias

Para esta sexta-feira (13), a expectativa é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o Ceará. Para o sábado (14), a Funceme também projeta precipitações em todo o Estado.

As maiores chuvas registradas nesta quinta-feira (12):