Através da LEI nº 921/2017 o Governo Municipal de Ipueiras instituiu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e desenvolvimento urbano – SEMA juntamente com a política ambiental do Município de Ipueiras. A Secretaria foi desmembrada da Secretaria de obras, infraestrutura, meio ambiente e recursos hídricos. O novo órgão da administração pública já iniciou suas atividades que tem como objetivo planejar, programar, coordenar, fiscalizar e executar a programação municipal com atribuições voltadas à defesa e a preservação do meio ambiente e desenvolvimento urbano integrada com os demais setores governamentais.

A Sede da Secretaria funcionará na Sede do Centro administrativo da Prefeitura de Ipueiras, no Parque da Cidade das 8:00hs às 14:00hs e terá como secretário da pasta o biólogo Flávio Brito.  Graduado em ciências biológicas pela Universidade Vale do Acaraú e especializado em Engenharia Sanitária e Ambiental, o Secretário Flávio Brito acumula experiência de anos na área e já foi nomeado pelo Prefeito Nenem do Cazuza para gerir e criar condições para parceria entre a sociedade civil e o Poder Público Municipal, a fim de promover a participação direta do cidadão e das entidades da sociedade civil na defesa do meio ambiente.

Secretário Flávio Brito

Uma das atribuições da Secretaria de Meio Ambiente será implementar a política pública de gerenciamento de resíduos que afeta diretamente outros muitos serviços públicos, como o de saneamento básico. Outros fatores a serem gerenciados pela secretaria é a arborização da cidade coordenando e implementando a política de controle e fiscalização ambiental.

Uma das primeiras ações da pasta está sendo a limpeza setorial dos bairros da Sede do Município, onde a equipe está realizando a limpeza de entulhos, restos de poda de árvores e capina e roçagem.