(Foto: Reprodução/Jardel Pessoa/Agência Ipu Post)

O fenômeno foi precedido de uma ventania forte no Distrito de Abílio Martins, no interior do município de Ipu. Nas áreas do interior do Nordeste registram temperaturas em torno dos 40°C. Além do incômodo para a população, o calor intenso possibilita a ocorrência de um curioso fenômeno: os redemoinhos de poeira

O fenômeno acontece no final do período do inverno no hemisfério sul.

Na tarde deste domingo (19), de novembro foi registrado o fenômeno bastante interessante denominado de redemoinho de poeira, pouco antes do registro, uma ventania fortíssima passou no Distrito de Abílio Martins. A temperatura chegou aos 37 graus célsius.

Logo em seguida a formação parecida com o cone ou ciclone de vento se formou levantando do chão entre o distrito de Abílio Martins e localidade de Gatos, na divisa entre Ipu e Ipueiras, no interior do Estado do Ceará. O redemoinhos de poeira durou aproximadamente por mais de 1 minuto e seguiu em direção a comunidade de Barro Vermelho, no sopé da Serra da Ibiapaba.

O que é um redemoinho de poeira?

Redemoinhos de poeira são colunas de poeira que se levantam do chão girando. As dimensões (altura vertical e largura) são muito variáveis. Podem se estender por algumas centenas de metros acima do solo e até se mover de um local para outro.

largura dos redemoinhos de poeir a em geral é da ordem de algumas dezenas de metros . Alguns deles podem ser realmente densos, acumulando muita poeira que restringe a visibilidade no local que está ocorrendo. Outros são ralos e permitem até a visão por dentro da coluna de poeira. Em inglês , o redemoinho de poeira é chamado de dust (poeira) devil.

temperatura muito elevada é o fator principal para a formação deste fenômeno e por isso podem surgir em meio ao fogo de queimadas .

Quando e onde se formam no Brasil?

Tecnicamente, estes turbilhões de poeira podem ocorrer em qualquer época do ano no Brasil , mas são mais comuns no fim do inverno e na primavera nas áreas muito quentes e secas do interior do país. Pode ocorrer em todas as Regiões do Brasil. Mas as condições de relevo e de temperatura nos estados do Centro-Oeste, no Tocantins, em áreas do sul do Pará, oeste da Bahia e oeste de Minas Gerais facilitam o desenvolvimento do fenômeno.

Como se forma o redemoinho de poeira?

O calor intenso está muito relacionado com o redemoinho de poeira. Entenda como se forma este fenômeno.

Foto: Climatempo

 

Nordeste Noticia
Fonte: Portal Ipu Post

Com informações do Terra e Clima Tempo