Depois de uma ampla reforma, a câmara municipal de Ipueiras apresentou à comunidade, nessa quinta-feira (19), as novas instalações do prédio, localizado na rua Cel. Manoel Mourão, s/n – bairro centro.

A obra teve um investimento de aproximadamente R$ 60 mil. Através da administração do presidente do Legislativo, vereador Dênis Mourão (PDT), o ambiente ganhou  mais espaço e conforto, melhorando a acessibilidade dos munícipes à casa do povo.

A cerimônia de inauguração das novas dependências da câmara municipal, iniciou-se pelo desenlace da fita inaugural pelos vereadores e o prefeito Nenem do Cazuza, em seguida, formou-se a mesa diretora, convocando os parlamentares para a sessão ordinária em noite de plenário lotado, com autoridades e convidados.

Na ocasião, dois projetos de emancipação distrital das localidades de Barrocas e Nova Graça foram apresentados pelos vereadores Dênis Mourão (PDT) e Ernaldo Araújo Chaves (PDT), respectivamente. Caravanas vieram das comunidades prestigiar a sessão, mas nem tudo foi festa. O vereador Zezão do Banco (PMDB) acabou pedindo vista do projeto de emancipação distrital de Barrocas, o presidente por sua vez, suspendeu a sessão por cinco minutos e no retorno, acatou o pedido, na sequência, apresentou o projeto de emancipação distrital da localidade de Nova Graça em regime de urgência, este, também foi movido pedido de vista pelo vereador Zezão do Banco (PMDB). O edil foi bastante criticado pela sua postura diante de um plenário lotado. O presidente marcou uma sessão extraordinária para sexta-feira (20), às 9h.

Em um discurso inflamado, o vereador Dênis Mourão agradeceu a presença do prefeito e da população e mostrou-se indignado com o pedido de vistas do vereador Zezão do Banco. O parlamentar pediu desculpas aos “barroquences” que vieram de tão longe, mas o sonho da localidade em virar distrito tinha que ser adiado naquele momento, porém, Dênis assegurou que o projeto irá passar e a festa em comemoração será bem maior. “De maneira direta e contundente, o vereador fez críticas aos políticos que prestam um desserviço à comunidade e finalizou pontuando que em um processo eleitoral o povo elege e tira também, depende das ações do político”, concluiu o presidente. 

Já o prefeito Nenem do Cazuza, elogiou a ampliação das dependências da câmara e enalteceu o trabalho dos vereadores de situação. Nenem lamentou a crise política que atinge muitos integrantes de partidos em Brasília. Aproveitando o momento, o prefeito sinalizou com brevidade a vinda do governador Camilo Santana (PT) para assinar a ordem de serviço da CE 189 e convidou os presentes à participarem das festividades em alusão aos 134 anos de emancipação política de Ipueiras.

Sessão extraordinária 

Na sessão desta sexta-feira (20), o presidente da câmara colocou em votação projeto que versa a emancipação distrital das localidades de Barrocas e Nova Graça. Como o projeto que emancipa Barrocas não tinha entrado em regime de urgência pela comissão, este ficou para a próxima sessão extraordinária, marcada para segunda-feira (23), às 9h. Já o projeto que emancipa Nova Graça foi aprovado por 07 votos, tendo 03 abstenções.

Vereadores que aprovaram a emancipação distrital de Nova Graça:

Raimundinho do Charito (PSD)

Antônio Dandão (PDT)

Gonçalinho do Livramento (PDT)

Judite Martins (PDT)

Carlito Rodrigues (PDT)

Egberto de Morais (PDT)

Ernaldo Araújo (PDT)

Vereadores que se abstiveram do voto:

Zezão do Banco (PMDB)

Marcelo Mourão (PSB)

Zezinho da América (PMDB)

Confira vídeo das novas dependências da câmara municipal de Ipueiras: